Não, não é bem a altura do mês que poderiam ter pensado, mas sim a altura do mês em que damos um mimo extra à nossa pele, uma mini limpeza facial indispensável para uma pele do rosto saudável, pois este pequeno ritual é aconselhado a fazer uma vez por mês visto que é o tempo que a nossa pele demora a regenerar.

Neste caso a nossa epiderme, que é a ultima camada que está em contacto com o exterior, esta é que apanha todas as agressões mas também protege as camadas mais profundas, por isso está sempre a "surgir" uma nova camada num periodo de 20-30 dias.
É bom retirar a epiderme "velha" mais conhecida como células mortas com uma esfoliação, e fazer um tratamento mais intensivo com máscara e hidratante, para retardar a renovação da epiderme que começa logo depois da esfoliação, visto essas células mortas também protegerem a pele das agressões externas, então a nossa pele automaticamente vai reforçar a produção de pele porque esta foi "retirada" não naturalmente pela esfoliação.

Agora perguntam-se, então porquê que tiramos as células mortas se a nossa pele precisa delas? Ora a pele fica mais bonita esteticamente, e menos obstruída  traduzindo a ocorrência de borbulhas ou pontos negros é menor e ficamos com uma pele jovem, fresca, hidratada e luminosa!
Atenção que este processo é recomendado apenas uma vez por mês em média, 3 a 4 semanas de intervalo, o uso excessivo de esfoliante por exemplo (sim conheço quem usa-se todos os dias... oh god) é muito prejudicial para a pele, e depois tem efeitos como sensibilidade extrema ou excesso de oleosidade, coisa que não sabemos normalmente é que a nossa pele produz óleo para compensar a falta de hidratação ou por estar desprotegida, e o óleo irá criar uma camada protectora para a pele, cuja retém a hidratação e evita lesões externas, tem sentido não tem? Por isso hidratem muito a vossa pele e corpo, bebam muita água!

Para a mini limpeza facial em casa vão precisar de:


  1. Tacho de água e uma bacia
  2. Toalha
  3. Elástico para cabelo ou fita
  4. Esfoliante
  5. Tónico
  6. Máscara facial
  7. Creme hidratante nutritivo

.
O ritual da limpeza de pele começa por:

  1. Limpar a cara com loção, gel ou sabonete para retirar qualquer tipo de impurezas ou maquilhagem.
  2. Esfoliar gentilmente com um esfoliante facial suave com movimentos circulares, cerca de 1 minuto, retirar com água fria.
  3. Ferver um tacho de água, colocar dentro de uma bacia em cima de uma mesa e sentar frente ao tacho com uma toalha a cobrir a cabeça, ficar por cerca de 5 a 10 minutos a receber o vapor no rosto para abrir os poros e libertar-los de impurezas.
  4.  Depois espremer qualquer ponto negro ou borbulhita com a ajuda de um guardanapo para não infectar as zonas, de qualquer das formas deverão lavar muito bem as mãos antes de fazerem isto, atenção que se forem borbulhas de acne não é aconselhável espremer.
  5. Limpar o rosto com um tónico, irá balançar o PH da pele e ajuda a fechar os poros depois de libertarem as toxinas.
  6. Agora é tempo da máscara, que irá limpar ainda mais a fundo e puxar as impurezas para fora, repõe os minerais perdidos da pele que ajudam ao seu equilíbrio, 10 a 15 minutos para actuar, retirar com agua morna.
  7. Novamente o tónico para repor o PH.
  8. Finalmente o creme hidratante, escolham um bem rico e nutritivo, especialmente para este ritual, deixem o vosso creme normal com SPF e etc para o dia a dia.
  9. Evitem apanhar demasiado sol nas próximas 24h porque a pele está sensível. 

Isto tudo para...

Agora depois de explicar como funciona uma limpeza de pele facilmente feita em casa por nós mesmas, venho-vos mostrar dois produtos novos que inseri na minha limpeza facial mensal os quais estou a adorar, o antigo esfoliante já acabou há uns tempos e a máscara ia comprando sempre daquelas individuais para uma ou duas aplicações, decidi apostar nesta marca da qual se fala tão bem, a Liz Earle.

É uma marca inglesa criada em 1995  pelas amigas Liz Earle e Kim Buckland direccionada sempre para a cosmética natural, dispõe actualmente de uma vasta gama de produtos para corpo, rosto, cabelo, maquilhagem e até para tratamento especifico de problemas como  acne, psoríase, eczema.
Os princípios são básicos e essenciais nos dias de hoje, ingredientes naturais de primeira qualidade e são defensores do ambiente e dos animais.
Em termos de preços diria que está ao nível de marcas de farmácia como Bioderma, La Roche Posay, talvez até mais barato.

São eles o esfoliante Liz Earle Gentle Face Exfoliator, com uns belos 70ml e um sistema pump muito prático, rende imenso, apenas um bocadinho do tamanho de uma fava digamos, chega e sobra para todo o rosto, tem um cheiro activo a mentol e eucalipto, tal e qual os rebuçados, que pessoalmente me agrada muito, adoro os rebuçados e este cheiro num produto de limpeza de pele transmite ainda mais confiança por usar ingredientes com propriedades anti-sépticas, anti-inflamatórias e anti-bacterianas, para ajudar ainda mais tem manteiga de cacau e jojoba para tornar a esfoliação menos agressiva e mais hidratante.
A sua textura é como espuma de barbear e açúcar misturados, um mimo para a pele, tornou-se o melhor esfoliante que já usei!



Agora a Máscara Liz Earle Deep Cleansing Mask com 75ml que dá para uma eternidade visto ela ser super fininha, logo gasta-se pouco, é super fresca e suave com cheiro a rosas subtil, é feita à base da já conhecida argila verde que é riquíssima em minerais, mas também contém mel de manuka, um mel australiano que é obtido a partir da árvore de manuka cujas propriedades anti-bacterianas são muito conhecidas, e por fim mas não menos importante o própolis, também conhecido pelas propriedades anti-fungicas, anti-inflamatórias e antioxidantes, com tantos "anti" tem de ser alguma coisa certo? É  indicada para peles mistas ou oleosas, a minha é mista por isso recai para esta escolha e não poderia ter acertado melhor.

Deixei actuar cerca de 15 minutos até estar totalmente seca, o certo é que sentia a pele a esticar por todos os lados, mesmo a repuxar, como se senti-se a argila a absorver as impurezas da pele.
A máscara traz incluídas duas esponjas durinhas para a retirar a máscara a fundo, mas para ficarem macias e maleáveis basta molhar em agua quente, depois é só fazer movimentos circulares até sair tudo, no final é só lavar e espreme-las bem e deixar secar à janela até voltarem a endurecer.





Máscara já seca, pele relaxada normal
Máscara já seca, fiz umas caretas para verem o efeito, é preciso mesmo fazer força para que a pele "mexa" e depois cria aquele efeito mil e uma dobras!


Depois de retirada, a pele estava no seu esplendor, limpa, fresca e suave, uma pele de bebé, usei um creme bem nutritivo de noite, e bora para a cama nutrir essa pele a fundo! É uma boa opção fazer isto 1 ou 2 horas antes de dormir, faço sempre assim, é óptimo para a pele descansar e nutrir durante as "supostas" 8h de sono de beleza, acreditem que dormir é muito bom para a nossa pele, corpo e mente, as minhas 8 horinhas são sagradas todos os dias, e se me deixarem, durmo 9 ou 10 sem problema...
Estou a pensar adquirir o tónico desta marca também quando acabar o meu actual, e fazer o meu kit completo!


Onde encontrar?
Online apenas aqui.