Muitas leitoras que não me conhecem pessoalmente ou não viram outras fotografias além das do blog, pensa ou em em ideia que tenho o cabelo curto, pelos ombros vá, mas enganam-se...

Mas antes disso, uma pequena História sobre o meu cabelo!

Era uma vez...

Quando era criança, até aos 5 anos tinha cabelo curto, quase á rapazinho, uma espécie de corte à tigela, que a minha própria mãe me fazia, bastava vestir-me umas calças e uma t-shirt que passava facilmente por menino,  aos 6 anos reenvindiquei-me e disse que queria cabelo comprido tal como as minhas Barbies,  foi a altura em que me tornei oficialmente pseudo-dona da minha cabeleira, a franja ficou, e o resto cresceu, ora eu com cabelo lisinho e comprido e nada chato, coisa que a minha mãe, vá-se la saber porquê não gostava, insistia sempre em cortar pelos ombros, uma espécie de Bob, dava-lhe menos trabalho desembaraçar suponho...
Quando chegava o dia da Fotografia Escolar, a minha mãe previamente me fazia umas tranças húmidas na noite anterior para depois o cabelo ficar frisado no dia seguinte, ora escusado é dizer que em todas as minhas fotos de primária, lá estou eu com um cabelo marcado por ondas paralelas das ditas tranças... mães e as suas pancadas certo?! 

Entretanto por volta dos meus 13/14 anos, altura em que me senti diferente, tanto a nível físico como psicológico, cresci pronto, comecei a ser mais mulher do que criança, introduzi a maquilhagem, roupas diferentes, um estilo próprio pronto,  também deixei o chato Bob que me acompanhara até então durante anos, deixei todo o cabelo crescer, fiquei sem franja e com um cabelo enorme até ao rabo com o corte a direito, manti-o assim até aos 16 anos altura em que voltei a fazer franja e desta vez escadeei o cabelo, primeira ida à cabeleireira acreditam? 

É de estranhar para qualquer pessoa, mas na minha família é normal não ser "cliente" de cabeleireiro, para além de humildes também nunca fomos muito afortunados, e os meus pais eram mesmo de famílias pobres e com muitos filhos, do género não ter sapatos sequer, e muitas vezes pouco ter o que comer, as bocas eram muitas e o dinheiro pouco. Mas pronto, o que quero dizer é que sempre nos cortamos o cabelo uns aos outros, quando tive idade suficiente era eu que cortava à minha mãe, uma espécie de costume até, cada um com a sua pancada certo? Esta é daquelas que definem a mim e aos meus, isto porquê?

Eu continuei a cortar o cabelo a mim mesma, após essa ida à cabeleireira, sou uma pessoa observadora e vá com jeitinho para as coisas manuais e que apanha as coisas rapidamente só em ver, basicamente "aprendi" como se fazia, como ela me fez, e continuei a fazê-lo a mim mesma, se calhar não tão perfeito e pormenorizado, mas passava perfeitamente como quando saiu de lá!

Entretanto voltei durante uns anos ao corte a direito, depois ao escadeado, mas sempre comprido, pelo meio das costas no mínimo, ter cabelo comprido parece que ja faz parte de mim, vejo-me assim há tantos anos que é difícil imaginar de outra maneira.

Nos dias que correm...

Actualmente tinha o cabelo escadeado com a minha cor natural e nas pontas uns restos de um Ombré Hair que fiz no ano passado (mais uma vez a mim própria, também sempre o pintei em casa, já passei por preto, ruivo, vermelho, beringela...) e que já estava super seco e estragado, com o abuso de praia e piscina este Verão ainda pior, pois bem senti que estava na hora de me livrar dele, e voltei ao corte a direito, retirando quase todos os vestígios do desgraçado do ombré que de ombré já tinha pouco, já mais de metade tinha sido cortado entretanto...

Pronto, ficou mais curto mas mesmo assim ainda comprido, tenho de admitir que estava mesmo a ficar comprido de mais, e eu cortava as pontas, cerca de 2 dedos de 3 em 3 meses...

Resultado, não poderia ter adorado mais, como é óbvio não fui eu quem cortou, mas uma amiga minha muito querida, que estava cheia de medo de me meter a tesoura e fazer estragos, mas com as minhas direcções lá conseguiu e muito bem até para uma primeira vez.
Está mais "pesadinho" sabem? quando as pontas estão tão secas que já parecem não ter vida ou peso? as pontas espigadas foram praticamente todas embora, sei que irá tornar o meu cabelo mais forte e saudável, e pronto com muito melhor aspecto, como estamos no fim do Verão, quero fortalecer e evitar a queda que por norma segue no Outono, já comprei produtos indicados para o efeito e já comecei a usar,  melhor prevenir que remediar certo?! Depois quando achar que já tenho algum feedback deles falo sobre eles aqui :)

Optei também por corta-lo agora em período de Lua Cheia, fortalece e evita queda, isto parece parvoíce dos antigos, mas acreditem que noto diferença nisto das luas, principalmente porque corto a franja regularmente,  por exemplo se cortar no Quarto Crescente, a franja cresce quase ao dobro da velocidade e tenho de cortar novamente num espaço de tempo muito mais curto!
Consultem as fases das luas e a melhor para fazerem o vosso corte aqui.

Agora as provas do crime!

Antes

Depois


Parvoices no "Behind the Scenes"