A primeira vez que ouvi falar disto ou deste tipo de produtos fiquei abananada, champôs sem espuma? Como assim? Então mas não é a espuma que lava? 
Pois não, a espuma é só um efeito "secundário" da junção do sal ou cloreto de sódio e de sulfatos, que são químicos um pouco agressivos que ajudam a limpar o cabelo, mas também o vão danificar ao longo do tempo, tiram a sua oleosidade natural, deixam-no "desprotegido" e frágil, principalmente cabelos pintados ou com tratamentos de alisamento ou permanentes, nisto começaram a surgir no mercado champôs sem esses ingredientes associados, e mais recentemente uns champôs com a ausência total desses ingredientes ou substitutos semelhantes, que se inserem numa nova tendência "Co-Washing", isto é, lavar com condicionador, ok não é bem assim lavar o cabelo com amaciador não irá deixar limpo, poderá até funcionar até as primeiras duas ou três vezes mas só vai saturar o cabelo. Então começam a nascer em algumas marcas champôs sem espuma, no fundo são cremes que lavam o cabelo sem o deixar pesado e sem o agredir ao mesmo tempo que o tratam e hidratam.

Recentemente recebi dois novos desses champôs novidade para experimentar e vou falar um pouquinho sobre eles e a minha experiência.



O novo champô da Yves Rocher, chama-se tecnicamente Creme Delicado de Limpeza 200ml, vem dentro de um tubo como um creme de normal, serve para todos os tipos de cabelo, não tem sulfatos, silicones, corantes e parabenos.
Fui cuscar os ingredientes, apesar de não ser farmacêutica ou semelhante para perceber disto, (pouca gente é) no Google já se encontra muita coisa, então os principais ingredientes são Stearyl  e Cetyl Alcohol, que são considerados  um álcool "gordo", isto é, não se misturam na água, funcionam como emoliente da sujidade no cabelo e protector dos fios de cabelo, limpam sem danificar.
Quanto à minha experiência pessoal, é um creme branco e leitoso, tipo uma loção de corpo, tem um cheiro suave muito agradável à flor de Aubépine Hawthorn, não sei bem ao certo a sua tradução para português, nem encontrei mais informação sobre isso, apenas que tem funções protectoras e antioxidantes, o cheiro é realmente muito bom, até há velas da Diptyque Paris com esta flor.

A parte mais estranha mesmo é lavar o cabelo, como não faz espuma, nunca sabemos ao certo onde já tem produto e onde não tem, se chegou lá, se precisa de mais, se foi pouco, enfim, acho que acabo por usar demasiado produto por não conseguir perceber se já chegou a todo o lado, então invisto numa boa massagem por todo o couro cabeludo e depois aplico um pouco no resto do cabelo dou mais uma massagem,  depois passo por água e sinto o cabelo logo diferente, parece que tem uma espécie de película leve e macia nos fios mas diferente de um amaciador, não tão pesado e escorregadio. Depois de secar o cabelo fica super leve e macio, como novo, limpo mas sem estar seco, sinto-o hidratado e brilhante, com um ar saudável, o cabelo não fica oleoso mais depressa o que é óptimo.
Depois temos o Macadamia Flawless, que já é considerado um Creme Condicionador de Limpeza 90ml, vem dentro de uma lata de "spray" mas sai em formato de creme consistente, faz-me lembrar aqueles cremes de barbear que o meu pai usava, uma espécie de pomada que ao esfregar torna-se numa espuma cremosa e muito fina, é tal e qual, sai um creme acastanhado e depois de esfregar torna-se uma espuma branca e fina, mas quando aplicamos no cabelo não fica espuma nem faz espuma, derrete e fica transparente.

Em termos de ingredientes contém Cetearyl Alcohol, que é uma mistura dos Cetyl and Stearyl alcohols, que são emolientes amaciadores usados principalmente nos amaciadores normais, mas além disso ainda tem logo a seguir silicone e glicerina e só depois os óleos essenciais de macadamia, argão e camomila, além disso depois também tem Pantenol que ajuda a manter a hidratação do cabelo.
Quanto à lavagem em si a textura é completamente diferente do Yves Rocher, é bem mais viscoso e pesado, consigo perceber onde já apliquei ou não, também lhe dou uma boa massagem, mas depois de passar por água consigo perceber a diferença no cabelo, está muito mais pesado, escorregadio e macio, tal como se tivesse lavado o cabelo só com amaciador, mas depois de secar o cabelo é que consigo perceber que o cabelo realmente ficou limpo, ao inicio parece que não, parece que só disfarçou e amaciou, o cabelo fica preparado para secar normalmente sem nenhum produto extra para proteger ou hidratar, fica com o acabamento perfeito para o brushing, o cabelo fica como se tivesse acabado de sair do cabeleireiro, macio, brilhante, com aquela "consistência" especial que só os produtos profissionais dão.

Mas como nem tudo são rosas, para mim este produto não funciona como um champô normal, porque no dia seguinte parece que já tenho o cabelo sujo e oleoso, super pesado, sinto que está hidratado, mas é demasiado para o meu cabelo fino e liso, fico toda "lambida" logo, definitivamente não é um produto para cabelos oleosos ou muito finos como o meu, em cabelos com caracois ou ondas e ou secos já ouvi dizer pela Raquel que funciona às maravilhas!
Actualmente gosto de o usar para quando quero ter um cabelo perfeito em pouco tempo, quero ir jantar fora por exemplo, estou à pressa, lavo com este produto e passo a placa alisadora só para controlar os cabelitos rebeldes e fico com o cabelo lindo, brilhante, macio e com vida, para aquele dia ou ocasião é o ideal, é um tudo em um, poupo tempo no amaciador, no leave-in, nos séruns e óleos, mas para uma rotina comigo infelizmente não funciona.

E vocês já experimentaram algum destes?  Conhecem outros que recomendem?


Preços? Onde encontrar?
Yves Rocher cerca de 5€ Nos Catálogos ou Online
Macadamia cerca de 10€ Apenas Online