Eu sou uma fã assumida de Nutella, e tudo o que tenha o sabor a avelã, por isso decidi experimentar fazer a minha primeira espécie de "nutella" caseira, isto é, não é nada que se pareça mas é com o mesmo final, um creme de chocolate e avelã simples e rápido de fazer que podemos utilizar com o mesmo propósito, pôr no pão, panquecas, fruta, ou simplesmente comer à colher (nada gulosa).
Utilizei chocolate preto porque tenho preferência por chocolate amargo, e queria algo um pouco mais "saudável" e menos doce que a nutella original, mas podem utilizar com chocolate de leite, ou até branco, é conforme o gosto. 
Basicamente pesquisei várias receitas e adaptei aos ingredientes que tinha cá em casa, havia imensas diferentes, umas mais simples e outras mais complicadas que implicavam ferver leite, adicionar leite em pó, óleo de palma, açúcar mascavado e mais um sem fim de coisas, até acredito que ficasse mais semelhante com a nutella original, mas não era propriamente isso que queria.

Ingredientes
1 chávena de chocolate (qualquer)
2/3 chávena de avelãs torradas
1/2 chávena de leite (qualquer)
1/3 chávena de óleo vegetal
1 colher de sopa de mel

Preparação
Triturar as avelãs no robot até ficarem num pó tipo "areia".
Derreter o chocolate e adicionar o óleo, mel e leite.
Adicionar a mistura às avelãs e bater um pouco mais no robot até estar homogéneo.
Verter o creme para um frasco previamente fervido e guardar no frigorifico.
Pode ser consumido até duas semanas.

Dicas
O leite é o que faz com que tenha de ser consumido mais rápido e guardado no frigorifico, podem também optar por trocar o leite por mais óleo e assim dura mais e pode ser guardado cá fora à temperatura ambiente ficando também mais suave, mas também fica mais calórico não se esqueçam.
Também podem adicionar mais mel, eu como queria a mistura pouco doce e com mais sabor a chocolate preto pus pouco.
Fica com uma consistência semelhante à nutella mas mais "areada", senão gostam dessa textura e preferem mais fina, basta passar as avelãs trituradas por um coador e utilizar apenas o pó mais fino.