Por esta altura já quase toda a gente viu ou ouviu falar desta pequena esponja em forma de gota certo? Não? Bem então está na hora de a conhecer a BeautyBlender e tentar perceber todo a loucura geral por esta aparentemente simples esponja que de simples não tem nada!

Foi criada em 2003 pela maquilhadora de Hollywood Rea Ann Silva, que sabia perfeitamente como a maquilhagem da pele deve ser, perfeita e imperceptível, não só para a red carpet mas para todos os dias, nasceu então a primeira Beauty Blender em cor-de-rosa, a original, outras cores seguiram-se mais tarde, entre o roxo (a minha primeira), preto e vermelho...

Formato: Tem um formato oval que garante uma aplicação uniforme, sem falhas e riscos com um mínimo de desperdício de maquilhagem, o seu formato foi patenteado por isso não se encontram esponjas iguais de marca "branca" ou de outras marcas à venda, podem ser parecidas mas nunca podem ser iguais.
A sua ponta permite chegar aos locais mais difíceis como os cantos do nariz e olhos.

Textura: É uma esponja muito macia e flexível, nada a ver com aquelas esponjinhas de latex às quais estamos habituadas a lidar, esta não contem latex na sua composição! 

Tecnologia: Agora perguntam, então senão é latex, o que é? É aqui que faz toda a diferença, a sua patente dispõe de uma tecnologia de células abertas simultaneamente hidrofílicas e hidrofóbicas que quando entram em contacto com água absorvem apenas o que precisam e expelem o que não precisam. Traduzindo, ela absorve apenas uma pequena parte de água que a permite encher as células abertas sem ficar encharcada, por isso fica maior apesar de estar tecnicamente escorrida e seca. É este factor que vai fazer com que a a maquilhagem não seja absorvida e não haja desperdício de produto, ao mesmo tempo que a sua textura "aberta" dá um acabamento perfeito e natural à pele.

 Exemplo da diferença de tamanho em Seca, e depois de molhada e espremida, duplica o tamanho.

Como utilizar: A marca tem um slogan muito fácil de perceber como funciona, "wet, squeeze, bounce" isto é, primeiro tem de ser molhada até ficar bem cheia e crescida, depois tem de ser espremida com as mãos para retirar a maior parte da água, secar na toalha mais um pouco para retirar o excesso e utilizar.
Atenção que deve ser utilizada com "pancadinhas" com a parte de baixo (a mais larga) e não por arrasto como um pincel, ao arrastar vai estar a retirar produto ao invés de espalhar.
A parte mais larga é ideal para base e a ponta para corrector, também pode servir para aplicar blush líquido ou em creme ou esbater um produto de contorno em creme. Em seco também funciona bem para aplicar pó, compacto, blush...
Depois basta lavar, com o sabonete próprio é o mais indicado, pessoalmente tentei com muitas outras coisas e sabonetes de pincéis e nenhum funcionou, apenas o sabonete DaVinci que é mais ou menos semelhante a este, a esponja volta à sua cor original, depois basta colocar no topo da embalagem com a tampa por baixo e deixar secar, no dia seguinte já encolheu e caiu lá para dentro.

Conclusão: Acho que só se percebe a "ciência" desta esponja depois de a experimentar, vale cada cêntimo, é diferente de tudo o que já nos passou pelas mãos, o acabamento é simplesmente perfeito e natural, funciona muito bem com a maioria das bases, principalmente aquelas de cobertura alta que tendem a ser mais chatas de trabalhar, cakey? Nunca mais. Literalmente vão deixar de usar muitos pincéis à custa desta esponja.
Preços? Onde encontrar?
Esponja e sabonete cada cerca de 15€ Nas Farmácias e Parafarmácias e Online