Batons, a minha perdição confesso, Matte? Ainda melhor, é o meu acabamento favorito no geral, e hoje venho-vos mostrar um surpreendente que foi amor à primeira vista, é o batom INGLOT 405, é dos que mais se vende dizem as meninas na loja, não admira, right?
Há dias coloquei esta foto no Instagram e foi a loucura total, recebi emails, mensagens, comentários, até pelo WhatsApp recebi mensagens de números que nem conheço a perguntarem-me que batom era aquele que estava a usar, curiosamente já estava a "cozinhar" este post, já tinha as fotos dele ainda novo para vos mostrar!

É lindíssimo e é naquele "tom" equilibrado entre o nude, castanho e rosa, um bocadinho à "Kylie Jenner", aquela boca presente mais sem ser exagerada, uma cor natural e neutra que fica bem à maioria dos tons de pele.


  • Produto - Tem 4,5g de produto, o que é bastante em comparação com outros batons no geral que costumam andar pelas 3,5g.
  • Embalagem - Tem uma embalagem em plástico resistente preto brilhante com um corte "quadrado" bem actual, é um batom "pesado", sente-se aquele peso extra da qualidade da embalagem, o que me agrada, gosto de embalagens de "confiança", não daquelas que se descolam/partem na mão por rodar o batom...
  • Aplicação - É um batom um pouco chato de começar a aplicar, é bastante seco para deslizar sobre os nossos lábios também secos, por isso é sempre bom aplicar um pouco de bálsamo neutro antes de aplicar o batom, depois de começar a espalhar já desliza mais facilmente.
  • Pigmentação - É pigmentadíssimo, como um batom mate deve ser! Cobre quase tudo com uma passagem, mas com uma segunda fica sempre melhor, é como os vernizes right? Por muito bons que sejam ficam perfeitos com a segunda camada. 
  • Textura - São provavelmente dos batons mate mais estranhos, porquê? Porque a aplicação como disse antes é muito difícil, são muito rijos, mas o curioso é que depois de aplicados não ficam nada secos como era de esperar, têm ali um certo factor "emoliente" que deixa a fórmula flexível, passado duas horas ainda consigo apertar os lábios e sentir o batom a misturar-se,  são até bastante confortáveis para um mate.
  • Duração - No geral aguenta cerca de 5 horas impecavelmente, precisando apenas de um retoque depois da refeição, começa a perder cor no centro.
  • Fórmula - É uma fórmula que não pesa nos lábios, não se sente aquela sensação de  "abafado" ou "preso", não cola e também não transfere facilmente. Adoro especialmente o cheiro, é meio frutado/doce sem ser enjoativo.
  • Dicas -  Para quem está habituada a batons mate ultra secos como eu é surpreendente, quem não está confortável com a sensação mate aconselho sempre andar com um bálsamo neutro e hidratante para passar por cima do batom, não altera demasiado a fórmula e ajuda a manter a hidratação. Hidratar bem os lábios à noite para estarem preparados no dia seguinte, a minha dica é aplicar uma boa camada de Bepanthene quando vamos dormir no dia anterior. Eu gosto de aplicar a primeira camada, morder um lenço de papel, aplicar um pouco de pó solto e passar a segunda, prolonga a duração do batom para o dobro do normal!

Preços? Onde encontrar?
Cerca de 11€ Nas Lojas INGLOT Oeiras Parque, Vasco da Gama, Aeroporto Lisboa, Colombo e Caldas da Rainha
Também ONLINE para todo o país e ilhas.