Há alguns dias li um artigo numa revista estrangeira sobre os cabelos africanos e os seus cuidados o que me fez inspirar a criar este "projecto".
São 7 perguntas a 7 miúdas com caracóis, grandes, pequenos, definidos ou não, personalidades e estilos diferentes, entrevistar 7 "curly girls" para falar de algo que normalmente se fala pouco, o cabelo encaracolado que ainda entra muito fora dos "padrões" de beleza actuais, os cabelos lisos são sempre considerados mais bonitos, o ideal? Mas afinal porquê? Eu sempre achei imensa piada aos caracóis, talvez por não os ter? Não sei, acho-os bonitos e harmoniosos, saltitões, volumosos, tudo o que não tenho no meu cabelo talvez.

Eu não posso falar muito porque nasci com cabelo liso, mega liso aliás, tanto que já tive cabeleireiros a perguntarem-me que alisamento fiz que estava muito bom???!!!
Mas a realidade é que parece que nunca estamos contentes com o que temos, principalmente na infância e adolescência, quem tinha liso sonhava com caracóis e as meninas com caracóis sonhavam com cabelos lisos.
Podemos dizer que nunca estamos satisfeitos mas eventualmente crescemos e começamos a aceitar como somos. Estes são alguns exemplos e histórias de quem viveu com caracóis toda a sua vida e eventualmente aceitou-os e hoje em dia adora-os e identifica-se como uma Curly Girl!

Comecei a pensar nas minhas amigas e conhecidas com caracóis e a Fabiana foi das primeiras a saltarem-me ao pensamento, conheci-a num encontro de bloggers há 2 anos?!
Também ela é blogger  de beleza igualmente doida pela área como eu, portanto houve logo "clique" entre nós, podem espreitar aqui o Fabylous, até fui eu que lhe fiz o header, gosto muito dela, é uma miúda natural, divertida, simpática mas muito tímida, aos poucos lá se liberta e descobre-se a pessoa espetacular que é, além disso tem estes belos e compridos caracóis, espreitem o que ela tem a contar:


1. Normalmente há aquele padrão de beleza e facilidade dos cabelos lisos, mas quando se tem caracóis durante a infância e adolescência pode ser complicado gostar do nosso cabelo ou aceitar o seu formato, como foi para ti? Conta-nos mais um bocadinho sobre isso.
Lembro-me que desde criança sempre quis ter cabelo liso, porque todas as minhas amigas o tinham e eu não queria ser diferente! Entristecia-me porque elas andavam sempre penteadinhas e eu, com todo este cabelo, comprido, pesado e indisciplinado, parecia que andava sempre despenteada. Quando cresci e durante a minha adolescência passei por uma fase em que só usava produtos para pôr o cabelo liso e esticava imenso o cabelo, uma vez mais, para tentar “pertencer” ao grupo dos cabelos lisos. Quando entrei para a faculdade e após vários anos de ouvir as pessoas dizer “o teu cabelo é tão lindo, gostava tanto de ter caracóis assim”, resolvi deixar de tentar torná-lo em algo que ele não era, porque mesmo esticando, nunca ficava perfeitamente liso e mais valia assumir e mostrar ao mundo os meus caracóis bem tratados! Comecei então a utilizar produtos específicos para cabelos com caracóis, mas o passo mais importante foi sem dúvida os cremes de pentear (ou espumas), que ajudam a fixar e formar os caracóis para que estes fiquem definidos e bonitos durante todo o dia. Agora tenho orgulho em dizer que sou uma Curly Girl!

2. Já o esticaste? Tentaste fazer alisamento? Como te sentes quando o vês assim diferente?

Como contei anteriormente, entre os meus 14 a 18 anos esticava-o muito, mas como fazia em casa e como o meu cabelo é muito grosso e volumoso, acabava por não ficar totalmente liso, chegando a meio do dia com uns “jeitos” e acabando com ondulados e sempre com algum volume e frizz.
Nunca fiz alisamentos e neste momento nem me atreveria pois adoro os meus caracóis como eles são! Mas ás vezes gosto de o esticar em cabeleireiros, gosto de me ver com o cabelo liso, dá-me ideia que fico mais elegante e mais “séria”. Mas acho que os caracóis combinam muito mais com a minha personalidade mais animada e brincalhona!

3. És daquelas pessoas que anda sempre em busca de novos produtos para o cabelo, para o moldar, definir, hidratar, evitar frizz? Ou nem por isso? Vives com o básico?
Estou sempre a mudar e a tentar encontrar novos produtos para a minha rotina de cabelo. Assim vou conhecendo novos produtos muito bons e que se tornam indispensáveis, mas por outro lado também conheço muitos que não funcionam de todo.

4. Diz-me que produtos usas actualmente ou os teus favoritos que fazem toda a diferença no look final.
Depois de experimentar muuuuita coisa, tenho alguns favoritos que tenho de ter sempre em stock.
Para shampoo e condicionador adoro a linha Dream Curls da John Frieda, que é uma marca que não tem preços nada exorbitantes para a qualidade que tem. Ao contrário do que sinto com a maioria dos shampoos e condicionadores para cabelos com caracóis, com esta linha sinto muita hidratação e não fico com o cabelo pesado.
A máscara Óleo de Argan da Novex é também dos meus must haves para quando necessito de uma hidratação extra. O cabelo fica super suave e nutrido e também combate o frizz.
Para ajudar a retirar todos os leave ins e espumas que coloco, utilizo uma vez por semana o Clarifying Shampoo da Kebelo, que é um shampoo transparente que retira todos os resíduos e limpa em profundidade os meus fios.
Em relação a leave ins, tenho 3 favoritos. Um deles a espuma Whipped Cream da Sebastian Professional, que deixa os fios hidratados e bem definidos sem deixar aquela sensação “crunchy”. Uma a duas vezes por semana uso o Oil Miracle da Schwarzkopf para cabelo espesso e aplico apenas nas pontas. Outro creme de pentear favorito é o Curvaceous Ringlet Perfecting Lotion da Redken, que dá uma definição espetacular aos caracóis.

5. Algum truque em especial para cuidar melhor deles? Toalhas, secadores, ferros, óleos?
Para mim algo que funciona é não colocar toalha na cabeça ao sair do banho, apenas secar ligeiramente com a toalha (não fazendo fricção) pentear, colocar o leave in e deixar secar ao natural.
Se necessitar de secar mesmo o cabelo, seco com difusor com a cabeça virada para baixo, para os caracóis ficarem mais soltos e menos pesados.

6. Penteados ou acessórios, há alguns que costumes fazer ou gostas de andar com eles à solta por norma?
Esta é a parte que ainda me falta “aprender”. Não consigo até hoje fazer algum penteado diferente nele, geralmente anda sempre à solta.

7. Neste momento és feliz e estás de bem com o teu cabelo? Achas que é uma das melhores características da tua imagem?
Sem dúvida que acho que é uma das minhas melhores e mais fortes características de imagem e estou muito contente com o meu cabelo agora que uso produtos próprios para ele! É um cabelo forte, grosso e saudável e vou continuar a tratá-lo para que continue assim por muito tempo.

Obrigada Jael pela oportunidade de falar sobre o meu cabelo rebelde! A sociedade tem o estigma que os cabelos lisos é que são bonitos, mas nós, a curly girls, temos que lhe mostrar que os caracóis também são igualmente bonitos!!! :)