É mais que oficial, o contorno já chegou aos quatro cantos do mundo, quase todas as marcas desde gama baixa a gama alta já lançaram produtos específicos para esta técnica, em creme, em pó, sticks, uma variedade de opções.

A técnica não é nova, já existia há muitos anos e apenas se encontrava os produtos adequados nas marcas profissionais, apenas se tornou mais popular graças principalmente à Kim Kardashian (thanks Kim) que lançou esta febre do contorno.

Por um lado foi bom ver uma maior oferta neste tipo de produtos, por outra, muitas marcas ainda têm muito a aprender ou fazer para conseguir oferecer um contorno “ideal” para cada um de nós. Sim, infelizmente a maioria das marcas oferece um ou dois produtos/tons generalizados que obviamente não servem para todos os tons de pele. Primeiro pelo próprio tom em si, claro, médio ou escuro, e depois pelos sub-tons, que são muito importantes neste tipo de produto por muito que se pense que não, tal como na escolha da base, é preciso ter atenção ao sub-tom na escolha do contorno, pode ser fatal.
Por isso mesmo é muito fácil errar na compra/escolha destes produtos, primeiro porque há poucas opções, normalmente uma ou duas cores, segundo na fórmula, em creme ou pó mas nem sempre da melhor qualidade, dão acabamentos totalmente diferentes também.

Felizmente algumas marcas começam a lançar mais opções, como é o caso da Make Up Factory, lançou a colecção The Art of Shaping, especialmente concebida para o Contouring & Strobing, onde a oferta dos produtos de contorno vai mais em conta às várias necessidades e tonalidades.
Oferece 3 duos em creme, claro, médio e escuro, e 2 duos em pó, tons intermédios onde muda apenas o sub-tom, neutro e rosado.
Tive a oportunidade de testar um de cada, o tom mais escuro Duo Contouring Cream 24 em creme e o tom mais neutro em pó Duo Contouring Powder 15.


Em Creme

Em Pó

- Combinação de duas cores, um tom escuro para contorno, um tom luminoso para os realçar.
- Textura fina com acabamento profissional, a textura incorpora-se na base, fácil de aplicar e esfumar.
- Resultado final suave e com cobertura média, pode ser aplicado por camadas.
- Contém 2 x 3g de cada produto 

Conselho de Utilização:
Tom luminoso nas zonas queremos destacar
Sobre e acima das bochechas
Centro e zona da testa
União do nariz com a zona nasolabial
Queixo
Tom escuro nas áreas que queremos disfarçar/diminuir
Por baixo das bochechas
Limites da testa e das têmporas
Lateralmente na zona nasolabial
Por baixo do lábio e na zona lateral do maxilar
- Misturar ambos os tons cuidadosamente e com pequenos movimentos circulares com o pincel médio, consistente e sintético ou com esponja. Terminar com pó para fixar tudo.

Esquerda - Creme /  Direita - Pó

Conclusão
Creme
Obviamente e infelizmente o duo em creme não é o ideal para mim, além do produto ser demasiado escuro, até o iluminador é bem mais escuro que a minha pele, tem também o sub-tom amarelo, resumindo, é demasiado "quente", ficará bem a peles morenas amareladas.
Experimentei muito ao de leve para verem o resultado na imagem da esquerda, apenas utilizei o tom de contorno em muito pouca quantidade e bem esfumado e mesmo assim está demasiado "alaranjado" para mim como podem ver, mas pelo lado positivo, posso dizer que foi dos melhores produtos de contorno em creme que já experimentei, não fica pegajoso/húmido ou mancha, fixa muito bem na pele e é fácil de espalhar e esfumar sem deixar marcas, como é em creme exige um pouco mais de atenção na hora da aplicação a ver se fica tudo bem esfumado e no sitio certo, a minha técnica favorita para aplicar é com a Beauty Blender.


Na imagem da direita experimentei o produto em pó, felizmente este assentou que nem uma luva, tem a tonalidade perfeita e o sub-tom neutro ideal para mim, não é rosa nem é amarelo, é acizentado, criando uma sombra super subtil e natural. O tom luminoso é claro o suficiente para conseguir destacar um bocadinho sem parecer exagerado, tem um ligeiro brilho que só se nota em contra luz, por isso faz um bom serviço, ilumina sem parecer uma bola de espelhos.
É pigmentado QB, não é fácil cair no exagero, por isso é ideal para ser trabalhado e adicionar camadas se necessário, tem uma textura macia mas não farinhenta, muito fácil de trabalhar, também tem uma boa fixação, dura muito bem todo o dia. Tem a vantagem de ser mais fácil de  aplicar, também é a melhor opção para peles oleosas.

*Apenas base e produtos de contorno, nada mais aplicado.
Preços? Onde encontrar?
Duo em creme cerca de 24€ 
Duo em pó cerca de 22€
Ambos em exclusivo nas lojas Perfumes e Companhia ou Online