Já devem ter ouvido o termo "double cleansing" a circular por aí, mas afinal há alguma "ciência" sobre isso? É mesmo necessário limpar/desmaquilhar duas vezes? Eu diria que sim, e quando se começa a fazer este ritual percebemos que há uma realidade diferente para a nossa pele...

Limpar e desmaquilhar é uma das mais importantes etapas dos cuidados de pele, acreditem, a pele sobrevive sem hidratante um dia, mas não sem a limpar, ou não o fazer correctamente é meio caminho andado para um "breakout" no dia seguinte ou outros problemas a longo prazo.
Mesmo que sejam pessoas que não utilizam maquilhagem e só hidratante e protector, acreditem, vão querer remover isso tudo e muito mais, porque a nossa pele "agarra" a poluição e muito mais porcaria do que se imagina, e o algodão não engana (como dizia o anúncio do Sonasol), ao fim do dia, há sujidade nos discos de algodão mesmo sem utilizar qualquer maquilhagem.

  1. O que é?
Double Cleansing basicamente é a utilização de dois (ou mais) produtos para limpar a pele. Isto é, em vez de apenas limpar com aquele gel, ou aquele leite, porque não utilizar os dois? Arranjar um processo de etapas que funcionem melhor para uma limpeza mais eficiente.

Para mim, como utilizadora de maquilhagem basicamente todos os dias, no trabalho e nas folgas (quase todas também, algo mais leve) preciso de uma limpeza mais profunda e eficiente.
Nada melhor que Óleo para desfazer toda a maquilhagem, inclusive a à prova de água, como máscaras ou batons líquidos, a nossa cara fica uma mancha de cores enquanto a massajamos, mas depois de passar por água sai praticamente quase tudo o que é maquilhagem.
Depois utilizo um gel suave para remover qualquer resto de maquilhagem ou impurezas que tenham ficado para trás, acreditem, fica sempre algo...
  1. A minha Rotina
Actualmente estou a utilizar o Óleo Desmaquilhante Micelar da NUXE, um óleo com micelas, que agarram as partículas de sujidade e as arrastam com elas, boa ideia não é? A mesma filosofia de uma água micelar mas com um poder muito maior de desmaquilhar. Além disso contém óleo de côco que é um poderoso hidratante e emoliente, óleo de sementes de açafrão bastardo ou cártamo que é rico em ómegas que ajudam à renovação celular e protecção da barreira natural da pele, e por fim contém extractos de rosa centifólia que é rica em antioxidantes essenciais para a pele.
É um óleo suave e com pouco cheiro, é muito eficaz, desfaz logo a maquilhagem mais difícil de tirar, mesmo a máscara.
Em contacto com a água é fundente, desfaz-se e desaparece, não deixa a pele oleosa ou com aquela sensação abafada pelo óleo, apenas muito macia e confortável!
Sem parabenos, não comedogénico, hipoalergénico.

Logo de seguida, sem sequer secar a pele, utilizo o segundo produto para a limpeza final e completa de tudo o que tenha ficado para trás na pele.
Tenho utilizado o Gel Moussant Sensibio da BIODERMA, como sabem a gama Sensibio é especialmente indicada para peles sensíveis, logo este gel tem de ser isso mesmo, uma espuma ligeira, suave e fina que não seja agressiva para a pele, promete ainda hidratar e acalmar.
Não tem cheiro e a sua textura é diferente dos géis habituais, não é aquela coisa viscosa e que faz imensa espuma ou até "arde" ou deixa a pele a "repuxar" depois de retirar, pelo contrário. 
Faz pouca espuma, e a que faz é muito fina e suave, cremosa até, sentimos até que tem um certo factor "hidratante", é difícil e estranho de explicar a sensação, provavelmente devido às glicerinas hidratantes na sua composição.
Depois de retirar com água a pele está calma e suave, sem nenhuma sensação de secura ou sensibilidade.
Sem sabão/perfumes/parabenos, hipoalergénico, não comedogénico.
  1. Sugestões para Limpeza
Primeira Etapa
- Óleos
- Bálsamos
- Cremes
- Leites
- Águas Micelares
- Bifásicos

Segunda Etapa
- Bálsamos
- Leites
- Géis
- Cremes
- Óleos
- Argilas

Resumidamente
No meu caso como utilizo maquilhagem, prefiro que o primeiro produto seja mais emoliente e à base de óleo para remover quase tudo à primeira, por isso se são como eu, escolham óleos, bálsamos ou cremes. 
Se não têm grande coisa a remover um creme ou leite será suficiente, mas se nunca experimentaram um óleo ou bálsamo não sabem o que andam a perder, é puro conforto e luxo! 
O segundo produto deverá ser eficiente e confortável para limpar a pele à séria, por isso podem até repetir o mesmo tipo de produto, outro óleo ou outro bálsamo, não há propriamente uma regra nesse caso. Pessoalmente já experimentei de várias formas e produtos e prefiro terminar com um gel ou óleo, as argilas e cremes também são óptimos, é uma questão de ir experimentando para perceber o que se adapta melhor a nós e à nossa pele. 
O facto é que quando começarem a fazer disto rotina vão notar que a pele está muito melhor e mais equilibrada em poucas semanas. E claro, não se esqueçam de tonificar depois de limpar a pele e mimá-la com séruns, óleos e cremes para uma noite nutrida e hidratada.
Preços? Onde encontrar?
Óleo Nuxe cerca de 20€ Nas Farmácias e Parafarmácias
Gel Bioderma cerca de 15€ Nas Farmácias e Parafarmácias
Ambos Online Aqui

*Estes produtos foram oferecidos para teste pelas respectivas marcas, o que não tem qualquer influência sobre a minha opinião, é imparcial.