Muitas vezes me perguntam "como é que tens uma pele tão bonita e sem imperfeições?"... Bom não digo que seja perfeita, tem alguns defeitos, tem fases, tem dias, mas já teve muitos mais problemas e já esteve muito pior, mas aprendi a cuidar dela e dou-lhe muita atenção e mimo, coisas que recompensam. 
Por isso hoje deixo-vos uma lista de 7 coisas que devem fazer ou evitar para bem da vossa pele...


Toalhitas - Já nem me lembro da última vez que comprei toalhitas, não se devem utilizar toalhitas por rotina, apenas em caso de emergência, isto é por exemplo, em viagem ou quando vamos sair à noite e já não há forças ou vontade para limpar a pele como deve ser. Por muito suaves que sejam e recomendadas para peles sensíveis, as toalhitas contêm sempre desmaquilhante na sua composição, um produto que serve para limpar certo? Não deve secar no nosso rosto, afinal, quando se lava qualquer coisa, roupa, esponja, pincéis, ou o nosso próprio corpo, passamos sempre por água para retirar o detergente/gel de limpeza correcto? Devemos aplicar essa regra também à nossa pele se queremos que esteja realmente limpa e preparada para receber a hidratação. 

Esfoliação - Não é assim tão necessária quanto se imagina no rosto, as marcas recomendam utilizar 2 vezes por semana, mas é mais por uma questão de nos pôr a gastar produto mais rapidamente e voltar a comprar outro. Especialmente grande parte dos produtos para esse efeito são bastante agressivos ( os mecânicos/manuais, como bolinhas, pedacinhos etc) podendo até irritar a pele e piorando problemas já presentes, como acne, oleosidade ou pele seca. 
Esfoliação manual recomendo 1 vez por mês, mais do que isso vai forçar a "retirada" das células mortas em demasia, quebrando a barreira natural, fazendo com que a pele fique menos protegida, pode causar perca de hidratação ou irritação, ou até breakouts. 
Recomendo ao invés de um esfoliante manual, um químico, com ingredientes como ácido salicilico, glicólico e láctico, estes ingredientes em baixa concentração encontram-se nos mais variados produtos hoje em dia (gel de limpeza, séruns, cremes, tónicos), vão removendo as células mortas suavemente e sem agredir a pele tão directamente.

Sono - Não é à toa que se fala no "sono de beleza", é a altura em que o nosso corpo descansa, regenera e se prepara para enfrentar um novo dia.
Eu própria já me conheço bem e sei que preciso de 7-8 horas de sono para estar no meu melhor, isso não só inclui o bem estar geral e psicológico, mas as olheiras e a pele, basta dormir 1 ou 2 dias menos do que as minhas 7/8 horas que aparecem logo olheiras (coisa que não costumo ter) e a pele parece mais baça, seca e cansada...


Dormir com Maquilhagem - Esta quase que não é necessária referir, porque deveria ser obrigatória e vir no Diário da Republica!!! Ahaha, não agora a sério, dormir com maquilhagem não é caótico se acontecer meia dúzia de vezes por ano, não com frequência (todos os sábados ou assim). 
Além de toda a porcaria e poluição que se agarra à maquilhagem durante o dia vai estar ali em contacto directo durante 24 horas, podendo causar breakouts, desidratação, escamação, etc.
A pele necessita de descanso e mimo à noite para a sua renovação, não de maquilhagem para acordar bonita (ou borrada). 


Protector Solar - Só na praia ou só no Verão? Não! Todo o ano e em todo o lado se faz favor. Também deveria vir no Diário da Republica, porque é importantíssimo. O sol é o nosso pior inimigo no que toca a beleza e juventude da pele, não vou mencionar que provoca rugas, manchas, etc, porque já toda a gente sabe disso (ou deveria).
Vou também relembrar que causa cancro, e o cancro de pele é cada vez mais comum, o pior é que se não for detectado a tempo pode passar para orgãos vitais, e pronto, a probabilidade de ganhar essa batalha é mínima ou nula.
PS - Não confiem em SPFs de maquilhagem, bases e cremes já com SPF 10, 15, 20 e até mesmo 50, nunca têm o mesmo poder de protecção de um protector solar a sério.

Pincéis de Maquilhagem - Eu sei, eu sei, ninguém gosta de lavar pincéis, tal como ninguém gosta de lavar loiça, é daquelas tarefas chatas (principalmente para quem usa imensos como eu), por isso às vezes temos tendência a deixar "para a próxima semana", e ir misturando base atrás de base naquele pincel, blush atrás de blush, sombra atrás de sombra. 
Por muito que até se utilize um spray para limpar pincéis entre as utilizações, fica sempre resíduos de maquilhagem lá, e não só, todos os dias os pincéis se estiverem cá fora e virados para cima principalmente, vão acumular todo o tipo de porcaria e poeiras que andam no ar. E essas mesmas coisas adivinhem, vão parar todas à nossa pele! Mais uma vez podendo causar N problemas.
Por isso incluam lavar os pincéis naquelas tarefas domésticas semanais tipo lavar a roupa, aspirar a casa, mudar lençóis...

Óleos - "Óleos causam oleosidade", é do que mais se ouve por aí a dizer, mas não é bem assim.
Obviamente de dia ninguém quer andar a brilhar como se tivesse caído com a cara em cima de uma travessa de farturas, mas à noite podemos e devemos brilhar que nem estrelas bezuntadas em óleo!
"Ai credo, eu tenho a pele oleosa, ainda vou ficar pior", na nani nanão, isso é mito, os óleos são muito mais hidratantes que qualquer creme, por isso se têm pele oleosa, guess what, os óleos até vão ajudar a amenizar o problema a longo prazo, compensando a falta de hidratação e repondo a barreira natural da pele, de manhã limpa-se a pele e não vai haver oleosidade extra durante o dia, vai ser menos provavelmente, prometo!
Qualquer tipo de pele pode e deve utilizar um óleo (ou mais se quiserem) à noite, vão notar uma diferença notória numa semana de utilização.