Qualquer pessoa por muito que use pouca maquilhagem ou raramente tem sempre um ou outro pincel, certos produtos assim o exigem para uma aplicação bonita e uniforme. 
Sejamos amadoras ou profissionais ou simplesmente apaixonadas, não importa o número de pincéis, precisamos de os lavar com alguma frequência.

Parece que venho aqui em modo de repetição, mas a verdade é que tenho quase o dobro das leitoras que tinha há três anos quando fiz o último post sobre limpeza de pincéis, então acho que um update sobre este assunto é extremamente necessário por aqui.

Mudou algo nesses três anos no que toca à limpeza de pincéis? Não propriamente, o produto é o mesmo e as técnicas também, não há grande "rocket science" nisto mas há alguns cuidados a ter.

  • Lavar os pincéis com água fria ou morna no caso dos de base e corrector (mais oleosos).
  • Não os abrir demasiado enquanto se massajam para retirar a sujidade.
  • Não molhar o cabo.
  • Tentar lavar sempre com eles virados para baixo, para que a humidade não se impregne na base.
  • Absorver bem o excesso de água com uma toalha depois de terminar.
  • Deixá-los na sua forma original  para secar, para não ficarem deformados.
  • Deixar secar os pincéis em cima de uma toalha ou se possível num stand próprio para esse efeito pelo menos 24 horas, dependendo da temperatura do local onde secam.

A frequência de lavagem deve ser conforme a sua utilização, ou conforme a sujidade, por exemplo pincéis de blush, base e corrector precisam de mais frequência, isto para não misturar cores e produtos. 
Uma vez por semana é o recomendado, aproveitem por exemplo o fim-de-semana ou folga para lhes dar banho. 
Para desenrasque durante a semana por exemplo para limpar pincéis de sombra prefiro utilizar um spray de limpeza.

Agora a lavagem em si, se não tiver um produto adequado pode não adiantar de nada, e a sujidade fica agarrada às cerdas na mesma... Acreditem, já tentei de tudo.
E o melhor que encontrei foi isto, o Sabonete Da Vinci, uma marca alemã especializada em pincéis de maquilhagem profissional e efeitos especiais tem também tem um sabonete para a limpeza dos mesmos.

Existem dois tamanhos, 40g e 85g, foi-me recomendado por uma amiga maquilhadora que me disse que era o único a deixar a Beauty Blender completamente limpa e com a sua cor original de volta.
Dito e feito, deixou as minhas BB's limpas como nunca tinha conseguido antes! Com os pincéis a coisa aconteceu com a mesma naturalidade, sem grande esforço ou necessidade de repetir a lavagem.
Escolhi os pincéis mais branquinhos ou com pontas brancas para verem o antes e depois, como eles ficam limpos e sem traços de pigmentação dos produtos. Tinham duas semanas de utilização, casa de ferreiro espeto de pau certo? ahah! 
PS - Estreei um sabonete para vocês verem como ele é em novinho! Recomendo se comprarem, utilizar o sabonete fora da lata, coloquem numa saboneteira (como a da fotografia), deixem secar o sabonete e só depois guardam na latinha de novo, senão vai acontecer como comigo a primeira vez, enferruja tudo!
Preços? Onde encontrar?
Sabonete 40g cerca de 9€
Sabonete de 85g cerca de 16€
Online pelo Site Oficial Português ou na Kitchen Make Up Boutique