Todos nós já ouvimos alguém nos dizer coisas como "estás com a pele seca, não andas a beber água suficiente" ou "eu não uso creme porque tenho a pele oleosa", esse tipo de coisas que as pessoas ouvem e repetem como sendo verdade absoluta, mas não é bem assim...

1 - Pele oleosa não precisa de hidratar porque vai piorar a oleosidade.
Pelo contrário, qualquer pele necessita de hidratação e um dos grandes mitos é que a oleosa não precisa, quando a oleosidade é uma "defesa" natural do corpo para não perder hidratação, resumindo, quanto mais desidratada está uma pele mais oleosidade produz para compensar.
Normalmente quem tem pele oleosa foge dos produtos hidratantes por pensar que vai piorar, para compensar lava imenso o rosto e com produtos indicados para oleosidade que acabam por retirar a barreira natural da pele e deixar a pele desprotegida e desequilibrada, fazendo com que volte a produzir rapidamente mais oleosidade para compensar. O ideal será utilizar um creme-gel com textura leve e oil-free e outros produtos com texturas leves ou aquosas, ou até para peles sensíveis.

2 - Quanto mais água se bebe mais hidratada a pele fica.
Não está assim tão relacionado quanto se diz, porque o nosso corpo só retém a água que necessita, só chegando à pele a quantidade normal, não é por beber mais um litro por dia que a pele vai hidratar mais, só vão é à casa de banho mais vezes. Só se vai notar falta de hidratação na pele por não beber água em casos extremos, por exemplo quando estamos doentes ou se ficarmos um ou dois dias sem beber água.

3 - Quanto mais caro for o produto mais eficaz é.
Outra coisa que não é assim tão verdade, por norma os ingredientes dos produtos de pele até são relativamente baratos, o que às vezes torna os produtos mais caros é a investigação cientifica, patentes, marketing e até as próprias embalagens, dependendo muito da filosofia e tipo de marca.
Nos dias que correm é possível encontrar óptimos produtos a um preço acessível, não está relacionado directamente a eficácia de um produto para o seu preço.

4 - A maquilhagem envelhece a pele mais rapidamente.
Há 50 anos talvez fosse verdade, mas hoje em dia os cuidados na composição dos produtos e atenção aos ingredientes são muito mais exigentes, tanto que grande parte das marcas já inclui ingredientes hidratantes, antioxidantes ou fortificantes nos produtos de maquilhagem para que a utilizadora se sinta bem a utilizar e esteja a acrescentar algo e não a piorar. Além disso se os cuidados de pele por baixo da maquilhagem forem bons não é a maquilhagem que vai estragar o seu efeito certo?

5 - A pele habitua-se aos cremes e deixam de funcionar.
Este é outra daquelas coisas que se diz, mas não é bem assim, a verdade é que quando começamos a utilizar um produto, nos primeiros tempos começamos a ver a sua eficácia, começa a trabalhar e a fazer o prometido, mas passado algum tempo parece que já não é tão bom como no início? 
A explicação é simples, a pele absorve o que precisa, o produto começa a funcionar, faz o seu serviço e depois nós é que nos habituamos àquele "feeling", deixa de ser surpresa porque simplesmente já está assim todos os dias, é o "novo" normal ao qual nos habituamos, a pele está boa e o produto fez o seu serviço, tal como acontece quando modificamos algo no nosso corpo, tipo um novo corte de cabelo, um aparelho nos dentes, as unhas mais curtas, passado alguns dias parece que já faz parte de nós mas ao principio é muito estranho.

6 - Quanto mais produtos utilizar na minha rotina melhor a minha pele ficará.
Tal como a questão do preço, nem sempre é significado de mais eficácia, aqui é igual. Depende da necessidade e objectivos de cada pele, mas devemos manter o mais simples e separada possível, para não haver interferência de ingredientes ou até possíveis reacções. O melhor será utilizar os produtos intercalados ou dia/noite para diferentes propósitos, como por exemplo, tratar a oleosidade de dia e a nutrição e prevenção de idade à noite.

7 - Posso usar o creme que a minha amiga usa.
Provavelmente não vai funcionar da mesma maneira, muito dificilmente terão o mesmo tipo de pele e necessidades, por isso não se deve usar um produto só porque a nossa amiga também usa, temos de procurar os produtos ideais para nós, é só procurar um bocadinho.

8 - O protector solar só se usa quando está sol ou quando se vai à praia.
Protector solar não é só para usar na época balnear nem só nos dias de sol, os raios UV atravessam as nuvens, por isso mesmo naqueles dias nublados e de chuva, a nossa pele apanha os efeitos nocivos do sol, por isso a protecção é importante todo o ano, especialmente no rosto que é a zona que anda sempre exposta e sofre mais com o envelhecimento precoce (as mãos também já agora).

9 - Não posso usar um produto não indicado para a minha idade porque vai prejudicar a pele.
Muitas marcas criam uma linha de idades recomendadas para a utilização dos produtos que vendem, mas apenas para facilitar a escolha por parte do consumidor, por não saber o que é mais indicado. Então em vez de identificarem os produtos por necessidade e objectivos, identificam por idades, porque de um modo geral por exemplo uma pele jovem não é seca, tende em secar e perder o brilho natural quando envelhece, por isso por exemplo os cremes recomendados para peles maduras são quase sempre muito ricos e com uma tonalidade rosa para iluminar ou até mesmo com partículas de brilho. Uma pessoa de pele madura pode ter uma pele oleosa e não se adaptar a cremes assim. Esqueçam as idades e foquem-se no tipo de pele, problemas e objectivos.

10 - Chocolate provoca acne.
O pobre chocolate é que paga com as culpas, mas na realidade é um misto de duas coisas, primeiro temos tendência a comer mais chocolate (entre outras porcarias) na altura do TPM, o nosso sistema hormonal não está propriamente equilibrado e lá aparecem aquelas borbulhitas casuais daquela altura do mês, não propriamente culpa do chocolate mas sim do nosso organismo, iriam aparecer na mesma sem comer chocolate muito provavelmente.
Outra coisa é que vários estudos chegaram à conclusão que os açúcares, produtos lácteos, gorduras saturadas e comida processada têm um peso grande em algumas situações de acne, por isso a culpa não é do chocolate mas hormonal ou de todo o conjunto de açúcar+leite+gordura que alguns chocolates têm, por isso vamos evitar esse trio, ou então apostar em chocolate negro sem açúcar...
Estes mitos foram apoiados e confirmados por um Dermatologista.