Não só as folhas nas árvores que morrem e caiem nesta estação,  o mesmo acontece com o nosso cabelo infelizmente.

Mudança de temperatura, colorações, abusos de praia e piscina, cloro, sal, sol, lavar o cabelo todos os dias e às vezes mais de que uma vez por dia, tudo isto vai-se reflectir nos nossos queridos fios de cabelo que compõem a nossa cabeleira amada.

Não há pior pesadelo para uma mulher que perder o cabelo, ficar careca, o cabelo é quase metade da nossa identidade, da nossa imagem. Confesso que quando ando preocupada com algo sério, costumo ter pesadelos desses, que o cabelo me cai às mechas,  terrível...

Bem, pesadelos à parte, comecei logo no fim de Agosto a prevenir este acontecimento quase inevitável todos os anos, pesquisei e pesquisei e lá me decidi por alguns produtos cada um com  a sua função, nada de extraordinário nem muito caros, mas que que em conjunto fariam um milagre digno do Vaticano.



Comecei por procurar um champô para tratar o meu principal problema além da queda e o enfraquecimento do cabelo, a oleosidade!
Optei por este menino, o Redken Scalp Relief – Oil Detox, e só tenho a dizer isto : Onde raio andaste tu toda a minha vida?! É qualquer coisa de fabuloso,  tem uma textura e acção totalmente diferente de tudo o que já experimentei, ele parece quase um “diluente” de óleo,  a marca diz que são micro-esponjas que absorvem a oleosidade, bem-ditas sejam!
Faço sempre uma pré-lavagem  rápida do cabelo com este, para limpar impurezas e remover a oleosidade.


A seguir de limpar preciso de algo que actue a fundo para prevenir a queda,  foi ai que fui encontrar este senhor Seba Med Anti-Queda .
Com extractos de Ginkgo Biloba, uma famosa árvore japonesa com propriedades anti-oxidantes e revitalizantes juntamente com Cafeína, que ajuda a activar a micro-circulação do couro cabeludo.
Pois bem, a primeira coisa que me lembrei quando usei este champô, foi das ampolas anti-queda da Vichy que a minha mãe usou há alguns anos quando teve uma crise de queda de cabelo devido à menopausa, e que resultaram maravilhosamente! O cheiro é exactamente o mesmo, não é um cheiro muito agradável, é forte e cheira mesmo a “ervas” e “remédios”, é a parte má, mas tem a parte boa! Realmente notei uma diminuição da quantidade de cabelos que ficam na escova,  diria que 50% menos que o normal, isto com 3 meses de uso, excelente!

Ora, já tratei da oleosidade e da queda, agora falta-me algo para dar força e corpo aos cabelos enfraquecidos e gastos, é ai que entra o John Frieda Full Repair, especifico para reparar cabelos danificados e dar volume.
É rico em Omega 3, um ácido gordo que no nosso cabelo age como um poderoso antioxidante, fortalecendo e fechando as cutículas capilares. Isso faz que o os fios de cabelo permaneçam hidratados, fortes e brilhantes por mais tempo.

A verdade é que é um champô muito rico, bem cremoso e hidratante, sentimos isso na sua própria textura “pesada”.

Deixa o cabelo mais hidratado e brilhante sem dúvida, já experimentei não o usar nesta “rotina” e não fica a mesma coisa, falta mesmo este passo para ficar perfeito, solto, com vida e brilho!


Mas nem só de champôs vive um cabelo, por isso mesmo arranjei-lhe também uma ajuda “extra”, ou melhor um “fertilizante capilar” como é apelidado o produto, uma máscara da Novex, uma marca brasileira reconhecida na área, afinal acho que não há mulher mais vaidosa e cuidadosa com o seu cabelo do que a brasileira! Temos de aprender um pouco com elas.

Esta máscara é um tratamento completo da raiz às pontas ajudando a prevenir queda e quebra, nutrindo os cabelos em profundidade com ingredientes como arnica, urtiga, arginina, quinoa, germem de trigo, caroteno, só coisas boas para a saúde do nosso cabelo.

Pode ser usada como amaciador em todas as lavagens ou como máscara semanal, tendo um repouso no cabelo de 25 minutos para trabalhar em profundidade, esta é a maneira que mais gosto de a usar, notamos uma diferença bruta na consistência do nosso cabelo.

Por último mas não menos importante,  o champô seco No Drought da LUSH.
Isto dos champôs secos tem andado na moda ha cerca de 1 ou 2 anos mas ainda muita gente não sabe bem o que é nem para que serve. Basicamente é um pó que aplicamos no cabelo para lhe tirar o ar sujo ou oleoso que poderá ter, mas isto apenas numa situação de emergência ou em que não possamos lavar o cabelo com água.  Por exemplo se fizemos algum tratamento ou alisamento ao cabelo e não se pode lavar durante X dias, se estamos num festival ou a acampar, se acordamos mega tarde e não temos tempo para lavar e secar o cabelo,  ou se simplesmente querem aumentar o tempo entre cada lavagem para o cabelo descansar, que é o meu caso, esta é a solução para lhe dar um “melhor ar” sem ter de o lavar.
Tem um delicioso cheiro a uva e lima, e uma consistência igual a um pó de talco, aplicamos por toda a cabeça ou especialmente nas zonas mais oleosas, que normalmente são as mais próximas do rosto, franja e laterais, e com a escova fazemos uma boa escovagem em várias direcções para espalhar e desaparecer o “branco”  do produto, e pronto já parece outro, sequinho e volumoso, tem o único senão de fazer o cabelo um pouco embaçado e sem brilho, mas pronto, melhor não ter brilho nenhum do que brilho de oleoso certo? Afinal é um desenrasque.


Preços? Onde encontrar? 
Clicar sobre os títulos de cada produto