Hoje trago-vos um post que me é frequentemente pedido pelas leitoras, e eu respondo, sim irei fazer, um dia destes faço, tenho de fazer, mas surgiam sempre outras coisas e este acabava por ficar para segundo plano. Hoje foi o dia! Vamos lavar pincéis.
Ora apesar de não ter fotografias passo-a-passo vou explicar tudinho, não tem grande ciência.


Vão precisar
2 Toalhas pequenas
1 Taça larga de vidro/porcelana
1 Caneca de água quente
Champô para bebé
Óleo de amêndoas doces
Álcool etílico  70% Vol.


  • Comecem por estender uma toalha no sitio onde irão por os pinceis a secar, evitem por à janela se esta apanhar sol, será lá onde irão dispor os pinceis para secarem ao ar natural, dependendo da temperatura e ventilação pode demorar uma tarde ou até dois dias.

  • Na taça de vidro ponham cerca de uma chávena de café de álcool, juntem uma caneca de água bem quente e finalmente o champô, cerca de 1 a 2 nozes, misturem bem. 

  • Mergulhem os pinceis nessa mistura e deixem-nos de molho 2 minutos. 

  • Um a um esfreguem bem a sujidade até sair completamente, passem por água fria corrente até ficarem limpos, com a ajuda da segunda toalha ajudam a enxugar a maioria da água  que conseguirem e pousam na outra toalha para secar. 

Dicas
Pinceis de base, blush ou sombras em creme convém por umas gotas de óleo de amêndoas doces na mão quando os estamos a esfregar para que o óleo desfaça melhor o produto entranhado.

Quando põem os pinceis a secar tentem deixar os pelos direitinhos e no formato “normal” do pincel, porque se secar com as cerdas tortas irá ficar com esse “jeito” até à próxima lavagem, tal e qual o nosso cabelo, se for liso e secar enrolado vai ficar aos caracóis.

Tentem não molhar os cabos, e secar bem a estrutura metálica com a toalha quando os pomos a secar, para evitar enferrujar ou apodrecer.

Dependendo da  frequência da utilização de maquilhagem, devem ser lavados no mínimo uma vez por mês, os de base uma vez por semana, o mesmo acontece com esponjas.

Conclusão
Pinceis desinfectados, limpos, cheirosos e fofinhos.
*Atenção, este é o meu método caseiro e mais barato para os lavar, existem champôs próprios para pincéis, outras técnicas, outras maneiras, não há a “certa” ou errada, são diferentes meios para chegar ao mesmo fim.
No geral sempre os lavei assim e nunca tive problemas, continuam como novos, mas cada um é livre de lavar como e com o que achar melhor :)