SPA?

Spa, todos sabemos o que é? Mas não sabemos bem o seu significado e origem, é curiosamente o nome de uma cidade na Bélgica que durante os tempos romanos se chamava Aquae Spadanae vindo do latim, local famoso de fontes naturais cujas eram utilizadas para tratamento de doenças.

Já sabemos que estes costumes remontam á Grécia Antiga, passando pelos Romanos, usando fontes naturais de água quente ou muito mineralizada, nasciam as Termas e os Banhos Públicos, além de espaços de relaxamento e tratamento eram também um local de socialização comum.

Depois destes tempos o uso destes rituais caiu em desuso, voltanto a ficar popular no sec.XIX, voltando a ser um espaço de tratamentos medicinais e também de luxo, sendo introduzidos novos tratamentos hidroterápicos como Duche Vichy ou Escocês.

Entretanto a definição de Spa começou a ganhar mais vertentes e definições conforme o que oferece, por exemplo spa urbano, spa médico, spa de hotel, spa de resort e spa de ginásio, direccionados a diferentes tipos de tratamento e relaxamento.


Em Portugal, durante a maior parte do sec.XX, apenas existiam as Termas, spas termais históricos, onde se segue a filosofia tradicional.
No final do século XX, apareceram os ditos spas de hotel, começando no Algarve como um complemento ao turismo e rapidamente alastrou a todo o país. Basicamente são infraestruturas termais mais ligeiras e privilegiam o relaxamento e bem estar, como tratamentos de pele e massagens.


A Experiência
Experimentei então recentemente o Spa do Grande Hotel do Resort da Herdade dos Salgados em Albufeira, recentemente inaugurado em 2011 é um hotel de 5 estrelas dentro dum complexo enorme que parece pertencer a outro país, uma mistura de Miami com Texas, um look rústico mas ao mesmo tempo com linhas modernas e simples, muitas palmeiras e espaços verdes.


O Spa claro também segue a mesma linha e conceito, simplicidade e estética quente, faz-nos sentir bem recebidos num espaço que ao mesmo tempo amplo é acolhedor.


Piscina
Dispõe de uma piscina com 15 metros de comprimento aquecida com uma média de temperatura de 29ºc, um autêntico banho morno portanto.
Tem uma pequena cascata de água que funciona como massagem nos ombros e costas, é a melhor coisa de sempre, apetece ficar lá debaixo durante horas, também tem vários pontos de jactos de água com muita pressão que ajudam a massajar e relaxar qualquer parte do corpo, e para activar os sentidos a piscina tem imensos focos de luz de várias cores que vão mudando subtilmente, criando um ambiente único e relaxante.


Jacuzzi
Mas porque nem só na piscina podemos relaxar temos também o enorme jacuzzi que nos faz literalmente flutuar com tantas bolhas de ar, saímos de lá leves como uma pena e com um sorriso estúpido na cara porque simplesmente esvaziamos as ideias lá dentro, ajuda a activar a circulação sanguínea e relaxar os músculos e a mente!


Banho Turco
Se quisermos aquecer e humedecer um pouco as ideias e fazer deitar as toxinas cá para fora poderemos ir para o Banho Turco onde os vapores e aromas nos fazem libertar tudo, toxinas e más energias, ajuda a libertar o stress e a atenuar dores musculares.


Sauna
Podemos aquecer um pouco mais ainda, também temos a opção da Sauna,  activa o sistema cardiovascular e a libertação das toxinas que se acumulam na superfície da pele suada.


Circuito
Devemos começar pela piscina, seguindo a sessão pelo jacuzzi, depois para o banho turco e finalizar com a sauna, podemos ainda relaxar nas belas cama/poltronas espalhadas por todo o circuito.
Para aumentar os benefícios do banho turco e da sauna, devemos permanecer cerca de 10 minutos  e de seguida tomar um duche de água fria, começando pelas extremidades como pés e mãos até ao centro do corpo lentamente.

Ah, não mencionei que também tem ginásio? Poderemos fazer uma boa sessão de treino e depois relaxar por completo!

Bem tudo isto está incluído no circuito livre do Spa, que qualquer pessoa mesmo não sendo cliente do hotel poderá ter acesso a qualquer dia sem marcação entre as 10h e as 20h por apenas 20€!
Sempre achei que este tipo de coisas fosse mais caro mas afinal estava enganada, é um pequeno luxo que não custa mais que um jantar, é um bem merecido onde podemos abstrair do mundo descansar e relaxar.
Este Verão tem sido muito stressante a nível de trabalho, quase não me sobra tempo para nada, por isso uma vez por mês tenho tirado uma manhã ou tarde para isto apenas, é um “refreshing” completo no nosso corpo e mente, saímos de lá leves, relaxadas e felizes. Vejo-me inclusive a fazer isto de Inverno, estar no quentinho e a relaxar do frio que vai lá fora? Soa como música para os meus ouvidos.

Tratamentos 

Também podemos comprar outro tipo de tratamentos como os Duches Vichy ou Escocês, ou Massagens relaxantes desde os pés à cabeça, Pedras Quentes, Aromaterapia, para casais também, dispõe de uma cabine dupla para aproveitarem os dois em sintonia.
Tem também tratamentos corporais adelgaçantes, anti-celulite, nutritivos e de rosto também, seja para acne, rugas, manchas... E ainda tratamentos para Homem e Grávidas.

Qualquer destes tratamentos inclui o circuito de Spa também, funcionam por marcação e poderão também ser comprados e oferecidos em forma de Voucher válido durante um ano, traduzindo, se quiserem proporcionar por exemplo uma massagem relaxante à mamã que trabalha tanto, oferecer à tia no aniversário um tratamento anti-rugas que sabemos que são as piores inimigas dela, ou até oferecer uma massagem dupla à melhor amiga que vai casar no próximo mês em forma de presente de casamento, ou ainda uma despedida de solteira relaxada, levar as amigas todas para lá!
São prendas diferentes e que certamente causarão agrado e agradecimento por parte de quem as recebe, não dão para devolver ou trocar, simplesmente somos obrigados a desfrutar... que coisa chata não é? ehehe
 





















 



Preços e onde?
Entrada no circuito 20€ 
Tabela de preços de tratamentos AQUI
Grande Hotel SPA
Herdade dos Salgados - 8200 - 424 Albufeira - Algarve