Já há muito tempo que queria comprar uma máquina compacta, mais pequenita e de fácil transporte do que as reflex que tenho, quantas vezes não perdi momentos e oportunidades únicas só por ter a preguiça de andar com ela por ser pesada ou medo de ser assaltada.
Encontrei então esta pequena Pentax QS 1 com um preço jeitoso de 300€ no Showroomprive, para além do desconto que ofereciam, pelo menos 80€ mais barata do que em qualquer sítio que encontrei, as características agradaram-me imenso, as reviews eram bastante positivas, era no geral uma boa máquina para desenrascar e conseguir fotografias bonitas, com qualidade e sem preocupação, o melhor de tudo, sem pesar e ocupar lugar na mala, tem apenas 203g e 10cm de comprimento.
O que me cativou mais para além do seu aspecto catita todo retro foi a possibilidade de poder fotografar em RAW em Modo Manual e foco Manual, porque só consigo trabalhar assim, para além disso a grande vantagem da objectiva (pode ser trocada) 5-15mm 2.8f que graças à sua grande abertura e ao seu curto comprimento focal permite boas fotos em interior mesmo com situações de pouca luz, como por exemplo nesta situação, já era totalmente de noite, a luz artificial não era assim tão boa e conseguia apanhar ângulos super amplos mesmo em locais pequenos.
No geral estou muito satisfeita com ela, anda para todo o lado comigo, pronta para qualquer altura!
Resumo: Pentax Q-S1 + 5-15mm
Megapixels -12,4 MP
Tipo de sensor de imagem - CMOS
Resolução máxima de imagem - 4000 x 3000 pixels
Proporções de imagem suportadas -1:1, 3:2, 4:3, 16:9
Megapixels totais -12,76 MP
Formato de compressão de imagens - JPG, RAW
Comprimento focal - 5 - 15 mm
Abertura mínima - 2.8
Abertura máxima - 4.5
Tipo de lentes - Zoom padrão
Ajuste do foco - Auto/Manual
Auto focusing (AF) modes - Reconhecimento facial, Multi Point Auto Focus, Selective Auto Focus, Spot Auto Focus, Controlo de autofocagem
Sensibilidade ISO - 100, 200, 400, 800, 1600, 3200, 6400, 12800, Automático
Tipo de exposição - Prioridade de abertura AE, Automático, Manual, Prioridade de obturação AE
Medição de luz - Centro-ponderado, Avaliativo (multipadrões ), Ponto
Velocidade de câmara shutter (min) - 0,0005s
Velocidade de câmara shutter (máx) - 30s
Resolução máxima de vídeo - 1920 x 1080 pixels
Formato de sistema de sinal analógico -NTSC, PAL
Full HD
Formatos de vídeo - AVC, H.264, MPEG4
Microfone incorporado
Tipos de Cartão de Memória - Eye-Fi, SD, SDHC, SDXC
Tamanho do ecrã na diagonal (pol.) - 7,62 cm (3")
Versão USB 2.0
HDMI Micro
Equilíbrio dos brancos
Temporizador incorporado -2, 12s
eu comprei ha uns meses uma sony a6000 pq e mto leve, tem os modos todos manuais e o viewfinder e muito bom. essa pentax e muito gira e catita, mas nao tendo viewfinder (e nao tendo a opcao de desligar o monitor) como e que a bateria se esta a aguentar?
ResponderEliminarpois, custou-me um pouco a habituar, o primeiro impulso é encostar a máquina ao olho xD mas pronto, é diferente...
Eliminara bateria ainda não a tenho usado durante muito tempo, são coisas mais esporádicas, ainda não deu bem para ter noção do quanto ela aguenta, mas ainda só a carreguei uma vez, utilizei uma dúzia de vezes e ainda está a meio.
Uma boa opção para quem quer algumas opções mas não quer andar com uma DSLR atrás (estou solidária com esse facto). O ar vintage dá um toque bonito :)
ResponderEliminarEu também tenho uma assim, hibrida mas da Samsung :3
ResponderEliminarComprei a minha durante um dos fins-de-semana de desconto que eles costumam ter.
Esta parece ser um miminho :3
beijocas*
Adoro, é linda de morrer :)
ResponderEliminar*wish* Adoro a minha DSLR, mas realmente não é a coisa mais prática do mundo. Isto seria uma boa opção :p
ResponderEliminarJiji
Gira todos os dias!
ResponderEliminar