Sabiam que água de colónia/eau de cologne é literalmente água da cidade de Colónia/Cologne na Alemanha? Foi inventada nessa cidade no sec. XVIII e ganhou nome e popularidade rapidamente e espalhou-se pelo mundo inteiro, era uma alternativa aos perfumes, mais leve e mais acessível também.
Era impossível não gostar, um splash de água fresca, álcool e óleos essenciais numa concentração baixa entre 2 e 5%, frequentemente com notas cítricas como limão, bergamota, toranja ou plantas tradicionais como lavanda, tomilho e orégãos, aromas muito unissexo que se adaptavam a toda a gente, o cheiro a "lavado" ou do "campo" que dá aquela sensação acabado de tomar banho.
Curiosamente esse feeling continuou durante estes séculos todos, apesar de já haver muito mais variedade e gamas diferentes qualquer pessoa que pense em água de colónia pensa em cheiro a limpo e fresco, à casa da mãe ou da avó, onde era mais habitual encontrar sempre água de colónia.
Uma das casas mais antigas de Colónia e que se mantém até hoje é a 4711, e dona de uma fragrância icónica, a 4711 Eau de Cologne Original lançada em 1792, contém limão, laranja, bergamota, lavanda, alecrim, petitgrain, neróli, é um aroma super fresco, relaxante mas ao mesmo tempo energizante, muito unissexo, vai agradar a todos os narizes, não é um cheiro aborrecido de todo.
Entretanto ganhou tanta popularidade que já há uma gama completa inspirada, com gel de banho, toalhitas, desodorizante...
Pessoalmente andei-me a banhar nele depois do banho este verão, dou sempre umas borrifadelas na roupa de cama acabada de colocar, quando me deito nessa noite ainda cheira, também gosto de colocar na gaveta da roupa interior um disco de algodão encharcado, dá um cheirinho óptimo sempre que abro a gaveta durante uma boa semana!
É também um conhecido "dupe" acessível do Tom Ford Neroli Portofino sabiam?
Sem comentários
Enviar um comentário
Escrever comentário...