Usas protector solar todos os dias ou só no Verão? O aconselhável é usar todo o ano, o Sol é o nosso adorado Astro que nos dá vida, mas também nos pode fazer mal, a natureza já não consegue bloquear todos os raios nocivos e há que ter a atenção redobrada neste aspecto, não só pelo motivo da estética da nossa pele que queremos que seja bonita mas também  pela parte da saúde, queremos uma pele saudável mais que tudo, infelizmente os casos de cancro de pele multiplicam-se todos os anos e é uma realidade que ainda é desconhecida para muitos.

Sempre me disseram desde criança por ser muito branquinha “ precisas de apanhar sol, apanha sol que faz bem à saúde, faz bem aos ossos para crescer” mas sem perceber os malefícios que vinham e vêm junto com o tão maravilhoso sol e sem protecção solar, sim eu posso dizer que em criança e até aos meus  16 anos nunca usei uma única vez protector solar, os meus pais para além de serem do campo são muito humildes e pouco instruídos, ensinaram-me muitos e bons valores e lições, mas usar protector solar não foi uma delas, simplesmente era uma realidade que para eles não existia, um mito criado pelos media, o bicho papão que era invisível, apenas histórias da carochinha que pouco ou nada lhes afligia.
Mas desde que ganhei uma consciência própria e independência, comecei a cuidar de mim sem precisar do auxilio dos pais, e um dos primeiros passos foi começar a usar protector solar, porque sim, para não apanhar os clássicos escaldões que já eram tradição, para não pelar, para não me “estragar” e cuidar dos bons atributos de pele que felizmente ainda tinha e tenho.

Bem isto para referir e reforçar mais uma vez o uso de protecção solar, se formos branquinhas o mínimo aceitável e recomendado pelos dermatologistas é SPF 30 que é um médio/alto, mesmo as morenas e as negras apesar da pele ser mais resistente também sofre, uma protecção constante será o ideal, quanto mais alta melhor durante todo o ano.

Pessoalmente vou alternando entre produtos conforme a Estação, condição ou objectivo, entre o SPF 30 e 50 sempre.

Hoje trago-vos uma selecção de cinco protectores solares de rosto para os mais variados  gostos, peles e objectivos.



Raios Ultravioleta (UV)        
Os raios UV fazem parte da luz solar que recebemos e apanhamos todos os dias. Ao atingir a nossa pele, os raios UV penetram em profundidade e desencadeiam reacções imediatas tal como queimaduras solares, alergias e claro o bronzeamento.
Provocam inclusive reações tardias, devido à acumulação durante toda a nossa vida, causando o envelhecimento cutâneo e as alterações celulares que através de mutações genéticas, podem se tornar em problemas como o cancro da pele.
Os raios UV pode ser catalogados  em UVA, UVB e UVC. Sendo que apenas chegam à  Terra os UVA e UVB. A atmosfera terrestre bloqueia a passagem dos UVC, impedindo que ela chegue à superfície do planeta.


Raios UVA
São a maioria dos raios UV, têm uma intensidade constante durante todo o ano, atingindo a nossa da mesma forma durante o Inverno ou o Verão.
É o principal responsável pelo foto-envelhecimento, também é o maior culpado das alergias e do cancro de pele.
O UVA também está presente nas conhecidas máquinas dos solários, em doses mais elevadas do que a radiação natural proveniente do sol.

Raios UVB
Cerca de 90% dos raios UVB emitidos pelo Sol não chegam à superfície da Terra porque é absorvida pela camada de ozono da atmosfera, mas como sabem e já devem ter ouvido essa camada é cada vez mais fragilizada de dia para dia, deixando passar mais raios UVB do que deveria, é o conhecido “buraco de ozono”.
Os raios UVB penetram superficialmente na pele e causam as clássicas queimaduras solares ou “escaldões”.
É o principal responsável pelas alterações celulares que se podem tornar mais tarde em cancro de pele.


Atenção!!!
-Apenas os raios UVB causam as queimaduras solares portanto, mesmo depois de apanhar sol se não ficarmos vermelhos, não significa que a nossa pele não tenha sofrido danos internos pelos raios UVB, porque o UVA não causa queimaduras mas danificam a pele.
Aquele sol de Inverno que parece inofensivo e até “sabe bem” não queimou nada é certo, mas está a prejudicar a nossa sua pele favorecendo, principalmente o seu envelhecimento.
- O SPF representa apenas a proteção contra o UVB. Alguns filtros solares hoje em dia já trazem também o fator de proteção contra o UVA, é algo que devemos ter em atenção ao olhar o rótulo antes de comprar.
- Evitar a exposição solar entre as  10h  e 15h, é o pior horário para estar exposto ao sol devido à grande intensidade da radiação, protejam-se com protetores solares de SPF alto, chapéus, roupas e sombras, estamos a proteger a nossa saúde e a preservar a nossa beleza :)


Nuxe Sun – Delicious Cream for Face  SPF 30 UVB+UVA
50ml
Para todos os tipos de pele, incluindo sensíveis.
É um creme homogéneo e consistente, com um tom amarelado e um cheiro floral e tropical bastante presente da flor Kau Pe, originária do Havai.
Absorve a uma velocidade QB, não é dos mais rápidos nem dos mais lentos, deixa a pele super macia ao toque e sem vestígios de cor, nada peganhenta como outros protectores de rosto, mas noto que deixa um camada de “glow” extra na pele, sentimos que está lá, mas não incomoda pelo menos em situações de exposição solar (praia, rio, piscina...) aliás, até parece que dura mais, tem uma certa resistência à água  graças à sua fórmula.
Mas para o dia-a-dia já não me agrada, sinto que não se funde com a maquilhagem e nem se adequa à minha pele mista.
Definitivamente é o protector de “praia” para o rosto. 

50ml
Indicado para peles normais a mistas, incluindo sensíveis.
É um creme leve e fluido, bastante “liquido” em comparação com outros do género. Tem um tom branco e tem o cheiro suave e delicioso característico de toda a marca Piz Buin, eu diria que lembra baunilha e ananás, trópicos doces!
Absorve super rápido sem deixar qualquer marca de cor,  deixando a pele “seca” ao toque, mas não é aquele seco mate ou áspero, é aquele seco natural, de uma pele limpa, fresca e leve. Não sentimos absolutamente nada na pele, não pesa, não resseca, não há sinal absoluto nenhum que ele lá está sem ser o seu cheiro que passado alguns minutos desaparece.
Mistura-se perfeitamente na maquilhagem sem “empapar” com nenhum outro produto, seja base ou primer.
Em situações de exposição solar já não tenho tanta confiança, parece que ele sai muito facilmente com a água, então estou sempre a repetir aplicações, mesmo que ele ainda esteja lá, eu não o sinto, então acaba por ser perfeito para o dia-a-dia ao invés das idas à praia.
Definitivamente, o protector para o dia-a-dia todo o ano. 

ROC Soleil Protexion+ Mattifying Fluid 2 in 1 SPF 30 UVB+UVA
50ml
Indicado para peles mistas a oleosas.
É  um creme fluido e leve tal como o Piz Buin, também ele branco mas com um cheiro totalmente diferente, mais activo e sintético.
Absorve muito rápido não deixando cor e espalha muito bem, deixa uma finíssima camada invisível e só a sentimos ao tocar com os dedos o seu efeito “matificante” que deixa a pele totalmente seca e sem brilho mas sem ser desconfortável ou deixar aquela sensação áspera de alguns produtos mate graças ao seu complexo hidratante, o tal 2 em 1, tem além da função de matificar e regular a produção da oleosidade a hidratação, o que ajuda a balançar o efeito mais “agressivo” na pele compensando com hidratação.
Também o prefiro para uso regular diário ao invés de “exposição solar”, o seu efeito mate ajuda imenso a maquilhagem e a pele aguentar bastante melhor as temperaturas altas.
Ideal para peles mistas e oleosas para todo o ano ou em especial no Verão.


The Body Shop Vitamin C Daily Moistureiser SPF30 UVB+UVA
50ml
Indicado para todos os tipos de pele.
Mais que um protector ele é um hidratante que funciona como um protector por ter uma elevada protecção solar, por isso podemos dizer que é um 2 em 1.
Pertence à famosa gama de Vitamina C da TBS, contém extractos e vitamina C do fruto de Camu-Camu que tem 30 vezes mais vitamina que a laranja.
A vitamina C ajuda na produção de colagénio, elimina manchas, protege contra os danos externos e dá elasticidade à pele, além disso também tem óleo de sésamo que hidrata e aumenta a resistência e defesas da pele.
É um creme branco e cremoso, com um cheiro doce e intenso a laranja, faz lembrar as pastilhas efervescentes de vitamina C com sabor a laranja.
Espalha facilmente sem deixar cor e absorve com uma velocidade QB, deixa um brilho natural na pele, aquele ar de pele saudável e luminosa.
Mistura bem com outros produtos de maquilhagem como bases e primers sem problema, ideal para todo o ano.
Penso que funcionará melhor em peles secas a normais, na minha mista não segura durante muito tempo a oleosidade, também tive uma reacção com este creme as primeiras vezes que utilizei, fez-me arder a pele, era suportável mas não era confortável, não sei se fiz alergia a algum componente ou se a minha pele foi demasiado sensível, como costuma ser, por isso fica a recomendação, peles sensíveis façam primeiro um teste antes de comprar.

Indicado para peles secas.
Temos mais um hidratante que também funciona como um protector.
Contém extractos da flor primula e óleo de lavanda que acalmam e têm características antissépticas, manteiga de karité e óleo de jojoba que hidratam e óleo de sésamo para proteger dos raios solares.
É um creme grosso e cremoso amarelado, com um ligeiro brilho, sim ele tem os mesmos pozinhos de brilho do iluminador Feeling Younger mas em menor quantidade, deixando um “glow” dourado natural em todo o rosto, tem um cheiro doce e quente a mel.
É bastante espesso e um pouco “gorduroso”, espalhar requer uma boa massagem para ficar uniforme e chegar a todos os cantos, mas deixa a pele muito macia e aveludada com uma sensação imediata de hidratação, conforto e elasticidade.
Para mim no entanto acho-o muito pesado, será ideal para peles secas que necessitam de alimentar a pele, na minha sinto que anda sempre à superfície e nunca é absorvido, é pena porque deixa um brilho muito bonito na pele e uma sensação fantástica. Vou guardar mais para o Inverno quando a minha pele tem tendência a ficar mais seca com o frio e ainda assim necessita de protecção.


Preços? Onde encontrar?
NUXE cerca de 16€ nas Farmácias e Parafarmácias
Piz Buin cerca de 14€ Online  ou Farmácias e Parafarmácias
The Body Shop cerca de 15€ Lojas TBS 
ROC cerca de 17€ Farmácias e Parafarmácias
LUSH cerca de 49€ Online ou Lojas Oeiras Parque ou Amoreiras