A Cristiana, cruzei-me com ela algumas vezes durante o curso de fotografia no IPF, éramos de turmas e anos diferentes, mas nunca a "conheci" propriamente dito, temos vários amigos em comum, não propriamente pelo curso mas pela música, bandas de amigos, e posso até dizer que partilho de vários gostos e estilos com ela. Tem uma pinta muito própria, diferente, não tem medo de misturar, arriscar, ser ela própria.
Além disso tem uns belos e largos caracóis que acompanham os seus grandes olhos verdes e pele clara que lhe conferem uma beleza exótica e única.
Conheçam o trabalho dela mais em pormenor aqui, e conheçam a história dos caracóis da Cristiana mais em baixo.

1. Normalmente há aquele padrão de beleza e facilidade dos cabelos lisos, mas quando se tem caracóis durante a infância e adolescência pode ser complicado gostar do nosso cabelo ou aceitar o seu formato, como foi para ti? Conta-nos mais um bocadinho sobre isso.

Quando era mais pequena, confesso que sonhava em ter o cabelo liso. Na família sou a única com caracóis e via as minhas colegas na turma com cabelos compridos e lisos e sentia uma pontinha de inveja. Recordo até um dia de manhã, tinha cerca de 8 anos e a minha mãe e padrasto chatearem-se comigo para me despachar para a escola porque preocupava-me demasiado em pentear o cabelo e a pô-lo mais ou menos liso.
Com a idade isso foi desaparecendo, comecei a aceitar e gostar mais do meu cabelo e aos poucos tornou-se o contrário, as pessoas passaram a cobiçar os meus caracóis e a quererem o cabelo igual ao meu.

2. Já o esticaste? Tentaste fazer alisamento? Como te sentes quando o vês assim diferente?

Alisamento não, mas quando tinha 20 anos decidi cortar o cabelo e fiz um ‘Bob’ pelo pescoço e franja, obviamente com caracóis não ficava muito bem, por isso nessa altura esticava com alguma frequência. Fartei-me rapidamente e assim que cresceu parei.
Gosto de me ver com ele esticado, molda bem o meu rosto, mas sinceramente dá muito trabalho e por isso acabo por nunca o fazer.

3. És daquelas pessoas que anda sempre em busca de novos produtos para o cabelo, para o moldar, definir, hidratar, evitar frizz? Ou nem por isso? Vives com o básico?

Confesso que não sou fanática em produtos para cabelo e nem cuido imenso dele, e já fiquei quase 2 anos sem o cortar (ups), mas evito usar espumas para moldar porque têm tendência a deixa-lo muito seco. Acho que o meu cabelo funciona com os produtos que uso neste momento e pouca manutenção. Quanto mais simples melhor.

4. Diz-me que produtos usas actualmente ou os teus favoritos que fazem toda a diferença no look final.

Tenho uma amiga cabeleireira que me aconselhou uma marca à cerca de 2 anos e sou muito fiel. Fez milagres ao meu cabelo. Chama-se Davines, e actualmente uso o Shampoo e Condicionador ‘Love Curl Enhancing’ e para moldar uso o ‘This is a Curl Builder Serum’.
Para além de terem produtos muito bons a marca conquistou-me pelo facto de não testar em animais, usam produtos biológicos e a ética da empresa é beleza sustentável.

5. Algum truque em especial para ter cuidar melhor deles? Toalhas, secadores, ferros, óleos?

Quando sinto que os caracóis necessitam de alguma hidratação extra, costumo pôr óleo de côcô no cabelo todo e deixar actuar algum tempo.
Depois tenho uma regra que pratico sempre, só pentear ou desembaraçar os caracóis quando o lavo com a ajuda do condicionador. Quando saio do banho enrolo o cabelo com uma toalha e deixo ficar o máximo de tempo possível para absorver bem a água, coloco o sérum para moldar e seco-o ao natural.
É uma rotina simples e funciona bem.

6. Penteados ou acessórios, há alguns que costumes fazer ou gostas de andar com eles à solta por norma?

Como o tenho o cabelo muito comprido agora, às vezes costumo fazer um bun simples e puxo alguns cabelos pequenos para moldar à volta do rosto. Gosto imenso também de o usar com duas tranças e prendo-as no topo da cabeça entrelaçando-as. O penteado chama-se ‘Milkmaid Braid’. No resto dos dias estão soltos.

7. Neste momento és feliz e estás de bem com o teu cabelo? Achas que é uma das melhores características da tua imagem?

Muito feliz, adoro os meus caracóis e não vivo sem eles. Fazem parte da minha imagem e acho que sem eles não sou eu.

Olá sou a Cristiana e os meus caracóis são um amor.