Hoje falo-vos de 4 erros comuns na maquilhagem e algumas dicas e truques para os corrigirem... Atenção, não sou a "rainha da cocada preta" da maquilhagem, pode parecer na foto mas garanto que não encontrei mais nada para ilustrar este post por isso meti a minha cara de má para me levarem a sério. (ahah)
É informação de conhecimento pessoal, geral e experiência na utilização em mim e nas minhas clientes, e que talvez quem sabe não seja útil para alguém que por aqui passa?


BASE

Erro
Cor errada, parece simples mas há muito para dar errado aqui, devemos conhecer a nossa cor real.
Que não é nem do braço, ante braço, mão, bochecha, testa, não, se numa loja vos experimentarem uma base nestas zonas fujam dali para fora.
Se forem na conversa do bandido vão sentir "bullying comercial" e acabam por trazer uma base 3 tons acima da vossa (mesmo sabendo lá no fundo que não é a cor certa), acompanhada de umas toalhitas e um saquinho surpresa por apenas 3€ que só vai calhar porcaria.
Truque 
A nossa cor de base deverá ser o mais semelhante possível ao pescoço, por isso a zona ideal para experimentar será no maxilar, desenhar uma linha com o dedo que atravesse o pescoço e o rosto e ver qual o tom que melhor se funde junto ao pescoço, se tiverem dúvidas com as luzes da loja vão à rua ou levem amostras para ter a certeza, às vezes é renhido, principalmente por causa dos sub-tons, entre o neutro, rosa e amarelo as luzes podem induzir bastante em erro. Esqueçam lá a desculpa da corzinha para "aquecer" o rosto, isso faz-se com outros produtos, bronzer, blush e iluminador, arre!
Dica
Aplicar a base de dentro para fora, no sentido do crescimento dos pêlos, aplicar pouca quantidade de cada vez, o melhor será "construir"conforme a necessidade, ao tirar demasiado produto o acabamento vai ficar péssimo e com um ar pouco natural (cimento). 

MÁSCARA DE PESTANAS
Erro
Aplicar máscara a olhar de frente ou para cima, é meio caminho andado para fazer "borrada" nas pálpebras, ter medo de encostar a escova junto às raizes das pestanas.
Truque
Aplicar a máscara com o olhar inclinado para baixo em movimentos zig-zag, começar a aplicar o mais rente possível às raizes das pestanas e forçar a escova a entrar entre os pêlos, repetir de vários ângulos, não dar só atenção às pestanas do meio, as laterais também precisam de dedicação e amor. 
A maioria dos casos que vejo noutras pessoas que se queixam que as máscaras supostamente boas não fazem "efeito nenhum" é mesmo por causa da má aplicação, requer algum treino e sensibilidade.
Dica
Já ao aplicar máscara nas pestanas de baixo devemos olhar para cima e usar a ponta da escova para chegar a cada uma sem borrar caso a escova seja demasiado larga.
Aplicar pó translúcido nas pálpebras para evitar que transfira máscara para a pele, se gostam de usar máscara sem sombras ou eyeliner podem esfumar um pouco de lápis castanho escuro junto às raizes das pestanas em cima e em baixo, o olhar fica muito mais intenso e marcado mas natural.

BATOM
Erro
Batom nos dentes?  Batom borrado? Linhas tortas? Desaparece logo dos lábios? Lábios secos?
Truque
São N os erros que podem acontecer com batom, não consegui resumir só a um, começando pelo batom nos dentes, depois de aplicar o batom "chupar o dedo", parece uma coisa idiota mas é um truque que funciona, a parte interna dos lábios onde o batom vai entrar em contacto com os dentes fica agarrada ao dedo!
Para não borrar ou fazer as linhas direitas, utilizar um lápis de lábios num tom semelhante ao do batom para desenhar os contornos e impedir que este fuja das linhas.
Para prolongar a sua duração morder um lenço de papel após aplicar o batom, passar com pó translúcido por cima e reaplicar outra camada de batom, vai durar o dobro do tempo.
Se gostam de batom mate ou líquido é aconselhável fazer uma esfoliação à noite e colocar um bálsamo reparador, Bepanthene por exemplo é excelente, no dia seguinte os lábios estão preparados para receber um batom mais seco sem sofrerem durante o dia ou ficarem com mau aspecto com peles secas.
Dica
Se têm lábios finos (e complexos com isso) o melhor será optar por tons claros, os escuros têm tendência a tornar os lábios visualmente ainda mais finos, se forem grossos, bom, quem não gosta de lábios grossos? Usem as cores que quiserem, e finos também, fuck the rules.

CONTORNO
Erro 
Uma risca marcada até à boca.
Truque
Juro que não compreendo quando vejo riscas em caras alheias, o contorno é suposto ser uma "sombra natural", não uma forma geométrica. Então toca a esfumar essa "risca", começar desde a orelha, junto ao cabelo, e por favor não a arrastem até à boca, deixem pelo menos dois dedos de espaço se não querem parecer um boneco ventríloquo.
Dica
Procurem um produto com um tom neutro e mate, não há coisa mais feia do que parecer que fizemos contorno com barro ou ter glitter associado. A única ocasião de utilizarem tons mais "terra" é se tiverem um tom natural de pele muito amarelado/bronzeado.

Mais algum que se lembrem? Deixem nos comentários!