Uma das coisas mais irritantes num perfume que gostamos imenso é reconhecer que outra pessoa o está a usar, pior ainda se não gostarmos muito daquela pessoa, aquela colega de trabalho ou conhecida... Ou então associar o perfume a algum momento menos bom ou algo assim, os cheiros transmitem memórias...

Como contornar isso? Fazendo o nosso próprio perfume, alteramos o perfume que já existe misturando-o com outro! Além disso pode-se tornar a nossa assinatura pessoal única!

É uma técnica antiga usada há milhares de anos no médio oriente, onde surgiram pela primeira vez na história os perfumes e os seus usos por prazer sensorial.

Actualmente não é algo muito falado, é um nicho de mercado, há poucas marcas e muito exclusivas viradas propositadamente para a mistura de perfumes, é uma coisa de luxo.
Uma das mais conhecidas e acessíveis é Jo Malone, formulações simples e concentrações baixas para que se possam misturar várias opções e não sobrecarregar.

Comprei o meu primeiro Jo Malone há poucos meses, depois de muitos anos a namorar e experimentar, escolhi o Jo Malone Peony & Blush Suede, adoro o cheiro da peónia e este está perfeitamente balançado, suave, floral e adocicado.
Recentemente escolhi o meu segundo aroma, Jo Malone English Pear & Freesia, um floral mais fresco e presente com um toque ácido da pêra ainda ligeiramente verde.
Ambos juntos criam uma fragrância que me faz suspirar sabem? Tipo "awwwwwhhhh" tão bom,  parece que fomos transportados para outro lugar, um paraíso distante, quando isso acontece é bom sinal, acertamos em cheio na "nossa praia".

Este é um exemplo de perfumes que foram idealizados para se misturar, mas podem fazer isso com outros perfumes normais, é preciso encontrar o balanço para nao ficar exagerado, por exemplo juntar um perfume bem leve e floral a um que seja mais amadeirado intenso, um doce com um cítrico,  um almiscarado com floral, há várias combinações possíveis, é só experimentar!
É quando faço isto que me perguntam sempre "que perfume é esse que estás a usar? cheira tão bem".
Notas
Jo Malone Peony & Blush Suede - Maçã vermelha, peónia, jasmim, cravo, rosa e camurça.
Jo Malone English Pear & Freesia - Melão, pêra, frésia, rosa, almíscar, patchouli, ambar e ruibarbo.
Preços? Onde encontrar?
30ml cerca de 50€
100ml cerca de 100€
Online em Notino.pt