Um dos posts mais aguardados do ano, os favoritos de pele de 2019, posso dizer que foi um ano recheado de novidades e lançamentos por isso a tarefa não foi fácil, muitos produtos a teste, tanto que em algumas categorias tive de aumentar o meu clássico "top 3" de cada produto, também tive muitas fases da minha pele que me fizeram ter de usar um pouco de tudo.
Faz um ano que regressei da Noruega, a minha pele por lá andava mais estável, tinha rotinas de vida muito certinhas, por aqui a coisa não é assim tão certa, tem muitos altos e baixos, horários diferentes, poucas horas de sono, stress, temperaturas diferentes, alimentação... Tudo isto tem influência na nossa pele e precisamos conhecê-la e adaptar os cuidados conforme a necessidade e objectivos.
DESMAQUILHANTES
Bálsamos e óleos vocês sabem que não vivo sem, é sempre o primeiro passo da limpeza dupla que faço todas as noites, especialmente se utilizam maquilhagem é mesmo o melhor método, desfaz tudo suavemente sem gastar algodões.

Um bálsamo muito rico e gostoso, quando se começa a massajar com o calor derrete e transforma-se em óleo, tem ainda enzimas esfoliantes e ácido hialurónico, deixa um certo "conforto" extra na pele, recomendo a peles normais a secas.

Fiz review deste produto não há muito tempo, entrou directamente para os favoritos, um bálsamo desmaquilhante para todos os tipos de pele que remove a maquilhagem num ápice, olhos inclusive sem deixar nenhuma sensação de filme.

Um óleo simples e directo ao assunto, remove maquilhagem suavemente, respeita, hidrata e refresca a pele com ingredientes hidratantes e antioxidantes, como óleo de rosa mosqueta e abacate, extractos de chá verde e eucalipto, aloé vera, jojoba entre outros, é um cocktail de plantas!
Não deixa filme e a pele fica super fresca e com sensação limpa, para todos os tipos de pele.

LIMPEZA
Produtos de limpeza podem vir em vários formatos, gel, espuma, creme, mousse, leite... Servem para limpar a pele de manhã e noite, no caso da noite para quem usa maquilhagem é o segundo passo, para quem estiver um pouco perdido no que é a limpeza dupla de que falo pode ler um post antigo aqui.

KIEHL'S CALENDULA DEEP CLEANSING FOAMING FACE WASH
Um gel concentrado e suave, funciona para todos os tipos de pele, fiz review dele há poucos meses, podem ver aqui.

Também já tinha falado neste gel mas no Instagram, ideal para peles oleosas ou acneicas, ou simplesmente uma pele normal que queira diminuir pontos negros ou poros dilatados, limpa as impurezas em profundidade respeitando o microbioma da pele, rico em ácido salicílico, antioxidantes e óleos essenciais, deixa a pele fresca e limpa sem sensação de repuxar!

Um creme que se transforma numa mousse suave e fina quando se mistura com água, muito suave e cremosa, deixa a pele hidratada, suave e confortável, tem ingredientes nutritivos como manteiga de karité, óleo de amêndoas doces e extracto de algodão. Respeita o microbioma, equilibra e limpa a pele sensível, normal a seca.

TONIFICAR
Por fim o último passo de limpeza, tonificar, não é algo propriamente obrigatório mas ajuda ao equilíbrio da pele, hoje em dia há vários tónicos para diferentes peles e objectivos, por norma o propósito geral de um tónico é equilibrar o pH da pele depois de lavar e preparar para uma melhor absorção dos produtos seguintes.
Pode ser utilizado num disco de algodão ou algumas gotas nas mãos e colocado por pressões.

Um tónico esfoliante, com 7% de ácido glicólico, mas não só, contém outros ingredientes calmantes e hidratantes para balançar e não ser agressivo como água de rosas, aloé vera, glicerina, ureia.
Deve ser usado na rotina de noite, diariamente para um tratamento intenso, alternadamente para uma manutenção. Para todos os tipos de pele (sensíveis com precaução) que procurem uma pele mais luminosa e uniforme (bom para manchas).

Um tónico suave, calmante e hidratante, para todos os tipos de pele, mas em especial as secas ou sensíveis, já falei dele há algum tempo, podem ver aqui.

Tónico ideal para peles mistas/oleosas ou acneicas, com ácido salicílico, antioxidantes e óleos essenciais, reduz imperfeições e oleosidade, afina o grão da pele e diminui os poros dilatados, pode ser um pouco agressivo para peles sensíveis. Sem perfume.

SÉRUNS
Não consegui escolher só 3, sérum é dos meus produtos favoritos nos cuidados de pele e reduzir a coisa a 3 era impossível, tento abranger vários objectivos, tipos de pele adequado e variedade de preços também, para ser justa com todas as carteiras. Sérum é um produto mais liquido/aquoso com uma concentração maior de ingredientes activos que entram directamente em contacto com a pele logo depois da limpeza,  é um complemento ao creme que vai potencializar ou complementar o seu efeito, podemos por exemplo usar um sérum anti-manchas e um creme para pele seca que não é direccionado para manchas, estão a perceber? Podemos fazer várias combinações.

Um sérum rico e hidratante, deixa a pele flexível e preenchida, é quase mágico e imediato, não é à toa que é um dos best-sellers da marca! Ideal para prevenir e disfarçar os primeiros sinais de idade, preenche as linhas e rugas com o seu complexo Aquacomplex Advance, uma patente que promove a hidratação da pele por ela própria até 30 horas. Ideal para peles normais/desidratadas a secas.

É um sérum tudo em um, tem um efeito peeling renovador suave com 3 AHA's, promovendo assim menos rugas, imperfeições e manchas, mais firmeza, luminosidade e elasticidade, a geleia real tem capacidade de reparar os sinais de idade enquanto isso o ácido hialurónico hidrata.
Tem um sistema duplo, para manter a fórmula estável e o mais activa possível, misturando apenas na aplicação.
Funciona em todos os tipos de pele, ideal para uma manutenção de prevenção dos sinais de idade de um modo suave.

Desde que saiu tornou-se um ícone da marca, um sérum que trata a pele a todos os níveis, hidratação, nutrição, oxigenação, regeneração e protecção, com mais de 20 extractos de plantas ricas em ingredientes poderosos antioxidantes, renovadores e nutritivos, dando um aspecto à pele mais liso, luminoso e firme. É um sérum duplo, mas tipo bifásico sabem? Com uma textura oleosa. Pessoalmente só consigo usar à noite, mas alguém com uma pele seca poderá usar durante o dia.

Um sérum anti-age com base em ácido glicólico, que renova, refirma e hidrata a pele, mas não fica por aqui, também tem propriedades antioxidantes graças às vitaminas E+C,  calmantes e hidratantes graças ao ácido hialurónico e ácido boswellico e extractos de soja. Para todos os tipos de pele (sensíveis com precaução).

Um dos melhores séruns de ácido hialurónico que já usei, com 4 tipos de ácido hialurónico que funcionam a níveis diferentes nas várias camadas da pele, dando uma hidratação intensa e profunda sem pesar além de fortalecer o microbioma da pele e promover a síntese de colagénio, graças a ingredientes como arginina, probióticos, aloé vera e glicerina. Ideal para hidratar qualquer tipo de pele e prevenir os primeiros sinais de idade ou tratar os instalados.

CREME DE OLHOS
Creme de olhos é muitas vezes associado a "não preciso de usar porque sou jovem e não tenho rugas" até ser tarde demais e as rugas aparecerem, por isso encorajo o uso de um creme de olhos desde cedo, como prevenção e hidratação claro, a pele fina e sensível da zona ocular também precisa de cuidados.

Um gel hidratante e desfatigante, com uma textura leve e fresca, com ingredientes antioxidantes como o extracto de Kumquat, o citrino com a maior concentração de vitamina C, não tem perfume, funciona para todos os tipos de pele incluindo as sensíveis, diria que é um creme para quem tenha tendência a pele oleosa no contorno ocular/pálpebra.

Um creme gostoso, nutritivo, rico em vitamina B5, um antioxidante que hidrata, regenera e protege a pele, prevenindo e tratando as linhas e rugas.
Além disso tem dois tipos de ácido hialurónico para atingir as várias camadas da pele e pigmentos reflectores cor de rosa que anulam o aspecto baço e cansado da zona ocular. Ideal para peles mais desidratadas ou secas que têm preocupações com a prevenção e tratamento das rugas.

Um creme que não acreditei muito, mas enganei-me, efectivamente ajuda um pouco nas olheiras causadas por cansaço/noites mal dormidas, se for genético esqueçam, só preenchimentos ou tratamentos laser/luz pulsada, não há creme santo que ajude. É um creme fluído, fácil de absorver, hidrata sem pesar graças ao ácido hialurónico. Para todos os tipos de pele.

Um creme tudo em um, anti-rugas, anti-olheiras e iluminador, com pro-retinol, um derivado de retinol com as mesmas funções mas ideal para a pele sensível dos olhos, renova e alisa a pele.
Também contém vitamina C que ilumina e extracto de semente de uva, um poderoso antioxidante, é também hidratante o suficiente para dar conforto a uma pele mais seca, mas diria que funciona em todos os tipos de pele.

CREME DE ROSTO
Mais uma vez, não me consegui contentar com apenas 3 cremes hidratantes, tenho muitos óptimos a apontar para várias peles e objectivos! Creme hidratante pode ser usado dia e noite normalmente, é um dos passos que não podem mesmo saltar numa rotina, se não gostam do efeito que o creme deixa na vossa pele então é porque estão a usar o errado, eu sei, pode ser uma busca longa e demorar a acertar na coisa e mesmo assim, a nossa pele tem fases e o creme que usei no verão já não serve para agora (Inverno), temos de conhecer a nossa pele e adaptar.

Um creme simples, eficaz e ideal para começar a cuidar da pele, esta linha nasceu para as peles jovens (mas qualquer uma pode usar no fundo) protege das agressões externas como a poluição, rico em antioxidantes  como vitamina E e ómega 3. Tem uma textura sedosa e hidratação equilibrada de fácil absorção, diria que as peles normais a mistas vão adorar este creme.

Já falei deste creme antes, foi um favorito este Verão, uma textura super leve, de fácil absorção, ideal para peles normais a mistas/oleosas, podem ver review mais completa aqui.

A My Clarins é uma nova linha jovem da Clarins, um look fresco e apelativo, produtos simples e indicados para os problemas mais comuns, neste caso a oleosidade, este creme apesar de matificante não deixa a pele desconfortável com aquela sensação a repuxar, hidrata sem ficar seco ou farinhento, além disso reduz a aparência dos poros. Rico em extractos de plantas e frutas essenciais para energizar, proteger e hidratar a pele. Ideal para peles mistas a oleosas.

Um clássico, mas que só experimentei este ano, ideal para peles com tendência acneica/imperfeições ou mista/oleosa. Pensei que iria ser demasiado agressivo para o meu acne ocasional e oleosidade focada na zona T, mas nada disso! Equilibra a oleosidade sem deixar as outras zonas mais secas/desidratadas, gostei imenso e acho que me reduziu bastante as imperfeições.

Não me esqueci das peles desidratadas e secas (sensíveis inclusive), tanto que sofro com isso especialmente no Inverno, preciso de toda a hidratação e suavidade, este creme cumpre muito bem esse propósito, textura fácil de absorver sem ficar gorduroso mas a pele fica extra confortável e flexível, rico em antioxidantes e ácido hialurónico.

Um creme para pele sensível e com tendência a seca/desidratada, rico em prebióticos, probióticos e antioxidantes, repara e equilibra e protege o microbioma da pele, é um conforto imediato, inclusive se tivermos a pele com sensibilizada com vermelhidão ou escamação repara quase do dia para a noite.

PROTECTOR SOLAR
Por esta altura, diga-se 2020, estamos numa era de informação global, já todas sabemos que o sol é um dos piores inimigos da nossa pele e o principal causador do envelhecimento (rugas, manchas, flacidez) precoce, certo? Se não sabem disto então está mais que na hora de começar a usar protector solar o ano todo.

YOUTH LAB DAILY SUNSCREEN GEL CREAM
Nunca pensei gostar ou conseguir usar um protector solar com cor, mas consegui com este, é ideal para pele mista a oleosa, contém niacinamida que controla a oleosidade e mantém a hidratação, amido de milho que absorve a oleosidade e vitamina E, um antioxidante natural e hidratante. A cor é bastante neutra e clara, tem pouca cobertura e adapta-se muito bem a peles claras/médias.
Deixa um acabamento natural sem ser demasiado mate/seco nem oleoso.

Um protector solar que me surpreendeu, uma textura extremamente leve e sedosa, um tanto quanto hidratante sem ficar oleoso, com ácido hialurónico e proteoglicanos que além de hidratar protegem da degradação celular ajudando na regeneração. Para todos os tipos de pele mas diria que as mistas irão apreciar melhor.

Uma nova versão de um dos meus protectores favoritos de sempre, o Isdin Fusion Water, mas desta vez com factor extra anti-age, com ingredientes que reparam e protegem os danos causados pela exposição solar e estimulam a produção de colagénio, além disso ainda tem ácido hialurónico e Q10 que previnem os sinais de idade.
Pode ser utilizado por todos os tipos de pele incluíndo as sensíveis e nos olhos.

CAUDALIE ANTI-WRINKLE FACE SUNCARE
Também já tinha falado deste creme anteriormente por aqui, é um protector com uns ingredientes extra anti-age, com uma fórmula rica em antioxidantes como polifenóis de grainha de uva (ingrediente chave Caudalie), extracto de abeto que também é um poderoso antioxidante e vitamina E, é enriquecida ainda com água e óleo de uva bio, que hidrata e nutre. Diria que este protector vai agradar mais a peles secas, também apto para peles sensíveis.

CREME DE NOITE
Creme de noite é muitaaaas vezes menosprezado, não sei bem porquê, talvez porque é associado a ser um creme pesado e com medo de ficar com a pele oleosa muita gente acaba por não usar nem creme de noite nem o creme de dia durante a noite (é o mínimo que vos peço).
Mas à noite é quando a pele descansa e regenera e também a melhor oportunidade para a tratar e nutrir a fundo, prevenindo os sinais de idade, besuntando nos cremes nutritivos e pesados e tratando problemas específicos.

Um creme de noite que actua como um peeling suave, com um cocktail de AHAs e BHAs, que atingem diferentes camadas da pele e fazem uma esfoliação progressiva sem agredir, alisa linhas, rugas, reduz manchas e previne imperfeições, além disso ainda tem ácido hialurónico para hidratar, e ainda para acção anti-age encontramos péptidos e o complexo NCTF patente exclusiva Filorga.
Para todos os tipos de pele mas diria que as peles com alguns sinais de idade visíveis terão mais proveito, pode ser usado diariamente para tratamento continuo ou alternadamente para uma manutenção equilibrada de uma pele luminosa.

Adorei este creme, comecei a usar por esta altura há um ano, tive um ataque de acne em Dezembro e durante Janeiro ajudou-me bastante a livrar-me das manchas de um modo suave e hidratante, podem ler mais sobre ele aqui. Ideal para todos os tipos de pele (mesmo as sensíveis) que queiram livrar-se de manchas ou simplesmente uniformizar o tom de pele.

Querem um creme de noite simples, eficaz e que deixe a pele bonita, confortável e macia? Então este creme é para vocês! Tem uma textura creme mas que em contacto com a pele se derrete e torna-se numa geleia sedosa e não oleosa, não se preocupem com o nome de "óleo e bálsamo" não são assim tão literais como imaginam, pelo contrário, é um creme leve e nada gorduroso! Recupera os danos gerais de uma pele jovem, poluição, stress, cansaço, devolvendo-lhe a vitalidade e frescura, com extractos de calendula, açucar e macadamia, ajuda a pele a regenerar, equilibra o microbioma e em um efeito anti-inflamatório. Para todos os tipos de pele mas diria que as mistas a oleosas irão tirar melhor partido dele.

Tecnicamente o seu nome é "bálsamo em água" em francês, mais uma vez temos uma textura rica de um creme que derrete na pele ao aplicar deixando uma textura fresca, aquosa e suave tipo gel, que preenche a pele de uma maneira extraordinária. Uma mistura de extractos de vários tipos de rosa, hibiscus e camélia, com propriedades antioxidantes, hidratantes, esfoliantes e regeneradoras.
Uma textura leve mas extremamente hidratante, o efeito preenchedor é imediato quase, adoro usar este creme quando a pele precisa de um boost de hidratação, acordo com ela luminosa, preenchida e simplesmente bonita! Para todos os tipos de pele mas diria que se adapta melhor a peles normais a mistas.

Um creme de noite com efeito peeling, com 8% de AHA's como ácido glicólico, mandélico, láctico, que fazem uma esfoliação que ajuda a reduzir imperfeições, rugas, manchas dando luminosidade e firmeza, além disso tem também probióticos para ajudar a equilibrar o microbioma e a acalmar o efeito esfoliante. Tem um efeito mágico, usado durante 3 semanas já dá para notar grandes diferenças na pele! Para peles que não estão habituadas a este tipo de produto recomendo usar um creme reconfortante por cima deste para não ser demasiado agressivo. Peles sensíveis podem usar mas com menos frequência, uma vez a cada duas noites, as restantes podem usar diariamente como tratamento ou uma a duas vezes por semana para manutenção.

Já devem ter ouvido falar de Retinol certamente, o ingrediente anti-age mágico, reduz rugas, afina a pele grossa e irregular, remove manchas, estimula a renovação celular e consequente síntese de colagénio e elastina, devolvendo ou mantendo a firmeza. 
Idealmente deverá ser utilizado por peles já a precisar de algum cuidado extra anti-age, depois dos 30 e até ao fim da vida. No entanto não usem o retinol de mão leve, é um ingrediente que pode causar sensibilidade entre outras reacções, como escamação ou borbulhas, tem de ser usado em doses baixas (para começar) e preferencialmente à noite, por ser fotossensível. Também não deve ser misturado com outros ingredientes específicos como AHAs, nas noites em que se usa retinol mantemos a rotina o mais simples, básica e hidratante possível, o ideal será alternar o retinol com outros cuidados por exemplo 2 vezes por semana. Pode ser utilizado por todos os tipos de pele, as sensíveis com cuidado extra, podem inclusive compensar com outro creme mais suave por cima.

MÁSCARAS
Usar máscara é mais do que um ritual semanal, daquele descanso de Domingo, é um boost extra que estamos a dar à pele, um cuidado complementar que pode ser mais importante do que parece! Máscaras já não são todas verdes, secas e fedorentas, hoje em dia a variedade e oferta é mais vasta e pormenorizada do que possam imaginar, para todos os fins e tipos de pele, podem ser usadas uma a duas vezes por semana ou conforme a necessidade da nossa pele no momento.

Esta máscara é um update das conhecidas máscaras de argila verde, mas muito mais prática e eficaz, não tem aquele efeito secante em que não podemos mexer um músculo sem que tudo se parta e caia em bocadinhos cara abaixo. A argila verde absorve a oleosidade e impurezas, ajuda a diminuir os poros e alisa a pele, além disso contém extracto de figueira da India que hidrata e não deixa a fórmula secar e partir, extracto de alcaçuz que tem um efeito antioxidante e calmante para equilibrar e tornar a fórmula possível para peles sensíveis também. Ideal para peles mistas/oleosas a acneicas. 

Fico sempre desconfiada de produtos 2 em 1, quando vi máscara que também é esfoliante estranhei mas gostei, podemos usar de 3 maneiras, como esfoliante fisico apenas, retirando no momento, como máscara, não esfregando e como ambos, fazendo máscara e no final fazer uma massagem para esfoliar, curiosamente é o meu método favorito. Esta máscara é rica em argila branca que tem um efeito matificante e purificante, ácido láctico que faz uma esfoliação química suave, mas também tem prebióticos que ajudam a nutrir o microbioma natural da pele, vitamina E que hidrata e tem um efeito antioxidante. Para todos os tipos de pele, mas as normais a oleosas (sensíveis inclusive), tirarão maior partido deste produto.

Experimentei esta máscara num mini soin que fiz com a Eisenberg e não queria acreditar no seu poder, teve de ser minha! Tem uma textura tipo gel transparente, mas enganem-se, é extremamente hidratante! Além da patente Trio Molecular da Eisenberg tem também extracto de alga vermelha que é rica em antioxidantes, vitamina B5 que hidrata e preenche, extracto de Faia, além de hidratante é rica em antioxidantes, polifenóis e promove a síntese do colagénio e elastina, mas não fica por aqui, tem ainda probióticos que equilibram e protegem a pele e ácido láctico que faz uma leve esfoliação e permite uma melhor absorção do produto, é literalmente um boost de hidratação. Para todos os tipos de pele, quando desidratadas ou secas, pode ser utilizada nos olhos inclusive. 

Uma máscara calmante, nutritiva e hidratante, ideal para peles sensíveis, reforça a barreira natural da pele e apazigua a sensibilidade, rica em antioxidantes provenientes de frutos vermelhos como framboesa, groselha e mirtilos mas também com extracto de flor de açafrão que tem um efeito anti-inflamatório e hidratante. Para todos os tipos de pele em especial as secas vão tirar mais benefícios dela.


CLICAR NOS TÍTULOS PARA ENCONTRAR PONTOS DE VENDA E PREÇOS

*Alguns dos links têm sistema de afiliado que gera uma pequena comissão ao efectuarem uma compra através dele.